Aplicação de tendências na comunicação em marcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Francisca de Barros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43127
Resumo: Numa sociedade pautada pelo hiperconsumo, os indivíduos procuram cada vez mais a aquisição de produtos por razões que ultrapassam a utilidade dos mesmos: procuram experiências, sensações, identificação nos valores comuns, emoções, autoexpressão e estilos de vida. Assim, é imprescindível para as marcas dotarem os seus produtos de mais do que uma simples conotação e associar-lhe diversos atributos intangíveis que permitam o reconhecimento dos consumidores. O conceito de liquidez de Bauman (2003), está cada vez mais presente na sociedade e os discursos das marcas têm um papel fundamental para o contexto da moda atualmente. É através das tendências que as marcas se podem orientar no desenvolvimento de campanhas que estejam a par dos valores e mentalidades socioculturais emergentes, apoiando-se em estratégias de marketing relacional para estabelecer relações com os seus consumidores e impactá-los de forma a destacarem-se das marcas concorrentes. Com esta investigação procura-se compreender em que medida a pesquisa de tendências pode potenciar uma marca pela criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária, de forma a envolver o consumidor com a marca e com os seus valores, numa sociedade de hiperconsumo. Para tal, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo, em que se propõe o método de entrevistas semiestruturadas às consumidoras de uma marca de calçado portuguesa. Dos resultados obtidos retiraram-se os impactos da pesquisa de tendências como base estrutural de uma campanha, bem como a pertinência de articular áreas que permitem potenciar novas abordagens de estratégias para a comunicação das marcas de moda, na sociedade contemporânea atual, para estas se manterem ativas e destacadas no mercado em que se inserem.
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