Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1352 |
Resumo: | O presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde. |
id |
RCAP_b42116a62755866f255c001830a96271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo VerdeEnsino de línguasEnsino básicoLíngua portuguesaEnsino de uma segunda línguaEnsino da leituraO presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:52Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1352porCunha, João Bernardino Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:07Zoai:ria.ua.pt:10773/1352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.915964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
title |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
spellingShingle |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde Cunha, João Bernardino Ramos Ensino de línguas Ensino básico Língua portuguesa Ensino de uma segunda língua Ensino da leitura |
title_short |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
title_full |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
title_fullStr |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
title_sort |
Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde |
author |
Cunha, João Bernardino Ramos |
author_facet |
Cunha, João Bernardino Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, João Bernardino Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Ensino básico Língua portuguesa Ensino de uma segunda língua Ensino da leitura |
topic |
Ensino de línguas Ensino básico Língua portuguesa Ensino de uma segunda língua Ensino da leitura |
description |
O presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T13:38:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1352 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137450046521344 |