Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, João Bernardino Ramos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1352
Resumo: O presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde.
id RCAP_b42116a62755866f255c001830a96271
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo VerdeEnsino de línguasEnsino básicoLíngua portuguesaEnsino de uma segunda línguaEnsino da leituraO presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:52Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1352porCunha, João Bernardino Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:07Zoai:ria.ua.pt:10773/1352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.915964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
title Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
spellingShingle Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
Cunha, João Bernardino Ramos
Ensino de línguas
Ensino básico
Língua portuguesa
Ensino de uma segunda língua
Ensino da leitura
title_short Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
title_full Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
title_fullStr Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
title_full_unstemmed Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
title_sort Abordagem da compreensão na leitura no ensino básico em Cabo Verde
author Cunha, João Bernardino Ramos
author_facet Cunha, João Bernardino Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, João Bernardino Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Ensino básico
Língua portuguesa
Ensino de uma segunda língua
Ensino da leitura
topic Ensino de línguas
Ensino básico
Língua portuguesa
Ensino de uma segunda língua
Ensino da leitura
description O presente estudo procura analisar questões teórico-práticometodológicas suscitadas pelo desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em alunos do 4º Ano do Ensino Básico, no âmbito do ensino do Português como Língua Segunda na República de Cabo Verde. Para tanto, procedeu-se à análise de planificações dos professores de Português de uma Escola do Ensino Básico em Cabo Verde. ABSTRACT: This study was aimed to discuss theoretical, practical and methodological issues concerning the teaching of reading comprehension to 4th grade students of Portuguese as a Second Language in the Republic of Cape Verde. It was centred in the analysis of class plans produced by teachers of Portuguese in a Basic School in Cape Verde.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1352
url http://hdl.handle.net/10773/1352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450046521344