As instituições de ensino superior perante a problemática ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Alda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabo, Paula, Ribeiro, Maria Isabel, Fernandes, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12875
Resumo: Para Morin (2005) o desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana (p. 55). De facto, as expressões Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável – EADS são uma realidade discursiva atual. Porém, do discurso à ação, vai um longo percurso e as Instituições do Ensino Superior – IES não constituem exceção neste trajeto. Vários autores creem que as IES deveriam ocupar o vazio deixado por outras instituições, devido ao dever doutrinal para com a comunidade de se traduzirem em modelos sustentáveis na gestão, ensino e investigação. Assim, o objetivo deste artigo é expressar, nas palavras de diversos autores, a problemática da EADS no ensino superior. A metodologia utilizada foi a recolha e análise de conteúdo de informação documental: literatura sobre a temática, artigos científicos e documentos emanados de acordos internacionais sobre a EADS no ensino superior. Conclui-se que as questões relativas à EADS avançam muito lentamente, privadas de um plano global, concertado e contínuo. Tem-se assistido a políticas públicas que implementam reformas educativas em resposta aos problemas ambientais. Porém, embora o discurso das IES caminhe para o instituído em acordos internacionais, não se tem mostrado coerente com a prática, no que respeita à inclusão dos princípios de EADS no ensino-aprendizagem.
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