EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Clélio Estevão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555
Resumo: Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior.
id FURG-9_25658e86166dbb2195d87c34c92135da
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3555
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARESEducação AmbientalEnsino SuperiorAmbientalização Curricular.Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/355510.14295/remea.v18i0.3555REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555/2119Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomaz, Clélio EstevãoCamargo, Dulce Maria Pompêo de2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3555Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
Thomaz, Clélio Estevão
Educação Ambiental
Ensino Superior
Ambientalização Curricular.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
author Thomaz, Clélio Estevão
author_facet Thomaz, Clélio Estevão
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
author_role author
author2 Camargo, Dulce Maria Pompêo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomaz, Clélio Estevão
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino Superior
Ambientalização Curricular.
topic Educação Ambiental
Ensino Superior
Ambientalização Curricular.
description Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555
10.14295/remea.v18i0.3555
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555/2119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783495983104