EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555 |
Resumo: | Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior. |
id |
FURG-9_25658e86166dbb2195d87c34c92135da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3555 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARESEducação AmbientalEnsino SuperiorAmbientalização Curricular.Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior.Lepidus2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/355510.14295/remea.v18i0.3555REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555/2119Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomaz, Clélio EstevãoCamargo, Dulce Maria Pompêo de2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3555Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES Thomaz, Clélio Estevão Educação Ambiental Ensino Superior Ambientalização Curricular. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES |
author |
Thomaz, Clélio Estevão |
author_facet |
Thomaz, Clélio Estevão Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomaz, Clélio Estevão Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Ensino Superior Ambientalização Curricular. |
topic |
Educação Ambiental Ensino Superior Ambientalização Curricular. |
description |
Com o propósito de contribuir para o debate sobre a formação ambiental em nível superior, apresentamos os dados coletados com nove pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Com base nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa, coletamos dados utilizando questionário semi-estruturado. Nossa opção teórico-metodológica para análise e interpretação dos dados, baseou-se especialmente em Tozoni-Reis (2004). A partir dos dados coletados, pudemos observar divergências entre os depoimentos que vêem o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) de forma interdisciplinar e aqueles que propugnam sua disciplinarização no Ensino Superior. Consideramos, neste sentido, que o processo de ambientalização curricular, no ensino, pesquisa, extensão e gestão das Instituições de Ensino Superior, pode ser a convergência no que se refere à necessidade de desenvolvimento da EA no Ensino Superior. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555 10.14295/remea.v18i0.3555 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3555/2119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783495983104 |