Perceção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: o caso de Bragança, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, António, Diniz, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10106
Resumo: Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
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