Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leal, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6379
Resumo: A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.
id RCAP_b4462aac6664ea50af1b1232265a0204
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anosInteraction design and game development for children with attention deficit hyperactivity disorder from 6 to 10 years oldDesign de comunicaçãoDesign de interaçãoPerturbação de hiperatividade e défice de atençãoCriançasCommunication designInteraction designAttention deficit hyperactivity disorderChildrenA perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.ABSTRACT : Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) begins to show its symptoms from the pre-school stage and is characterized by the finding of inappropriate levels of inattention, impulsivity and hyperactivity, compared to individuals of the same age or degree of development. The behavioral characteristics present in children with ADHD cause negative impacts in both school and family environments, leading to problems of school failure, organizational difficulties and relationships with others. The techniques that have been adopted by health professionals show positive results in improving the behavior of these children, however, the qualified resources and materials used as intervention in the PHDA are not very comprehensive. A review of the main literature on the PHDA was carried out, associating the phenomenon with the communication design and its possible advantages. It was developed a board game composed of didactic elements that intend to be integrated in the multimodal plan of children with ADHD from 6 to 10 years of age, with the aim of improving their symptoms and their life. At the end of the research, a project was obtained based on professional advice, which responds to the needs of users, helping and improving the management of their behavior and emotionsIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNeves, MarcoLeal, Daniela2019-02-07T00:40:59Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6379porNEVES, Marco ; LEAL, Daniela (2018) - Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-10.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:21Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:02.811289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
Interaction design and game development for children with attention deficit hyperactivity disorder from 6 to 10 years old
title Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
spellingShingle Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
Neves, Marco
Design de comunicação
Design de interação
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Crianças
Communication design
Interaction design
Attention deficit hyperactivity disorder
Children
title_short Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
title_full Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
title_fullStr Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
title_full_unstemmed Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
title_sort Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos
author Neves, Marco
author_facet Neves, Marco
Leal, Daniela
author_role author
author2 Leal, Daniela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marco
Leal, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Design de interação
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Crianças
Communication design
Interaction design
Attention deficit hyperactivity disorder
Children
topic Design de comunicação
Design de interação
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Crianças
Communication design
Interaction design
Attention deficit hyperactivity disorder
Children
description A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-07T00:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6379
url http://hdl.handle.net/10400.11/6379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NEVES, Marco ; LEAL, Daniela (2018) - Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-10.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831710584832