A criatividade está nos detalhes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leonor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Sara Ibérico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37677
Resumo: A avaliação da criatividade é um tópico desafiante e várias metodologias têm sido propostas, todas com vantagens e limitações. Se figurativas, podem acabar por sobre avaliar uma componente de desenho que nem todos apreciam nem investem. Se assumem a forma de escala de auto-percepção ou de avaliação por terceiros, tornam-se mais permeáveis à desejabilidade social. Em estudos anteriores temos trabalhado com o Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), pela natureza figurativa, simplicidade na aplicação e pela sua estrutura factorial que identifica duas dimensões de pensamento, convencional e não convencional, essenciais ao pensamento criativo. Contudo, algumas questões sobre a validade dos instrumentos de avaliação do pensamento criativo, têm sido levantadas. Assim, propomos uma avaliação quantitativa dos níveis de criatividade de um grupo específico de indivíduos que trabalha em empresas de inovação e criatividade. Em termos exploratórios, pretendemos uma análise mais fina dos critérios de cotação que parecem estar associados aos níveis mais elevados de criatividade. Propomos ainda a inclusão de três critérios centrados na avaliação subjectiva do cotador: a Escala de Impacto, a Escala de Integração e a Escala de Adequação. Os 29 participantes (8 do sexo masculino e 21 do sexo feminino) têm idades compreendidas entre 23 e 48 anos, oito nacionalidades diferentes, escolaridade de nível superior e trabalham em empresas nas áreas da criatividade e inovação. Apresentam um nível médio de criatividade superior à dos trabalhadores em geral, bem como níveis superiores de pensamento não convencional e pensamento convencional. Os mais criativos são também os subjetivamente mais bem avaliados em termos de Impacto, Integração e Adequação e mais bem cotados em termos de Humor. Com este estudo exploratório esperamos contribuir para a validade de constructo do TCT-DP e identificação dos critérios mais diferenciadores dos indivíduos altamente criativos.
id RCAP_b44b71091f06fc72e4bd8676d14458a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade está nos detalhesCreativity is in the detailsAvaliação da criatividadeTCT-DPValidade de constructoTrabalhadores na área da criatividade e inovaçãoCreativity assessmentConstruct validityCreativity and innovation workersA avaliação da criatividade é um tópico desafiante e várias metodologias têm sido propostas, todas com vantagens e limitações. Se figurativas, podem acabar por sobre avaliar uma componente de desenho que nem todos apreciam nem investem. Se assumem a forma de escala de auto-percepção ou de avaliação por terceiros, tornam-se mais permeáveis à desejabilidade social. Em estudos anteriores temos trabalhado com o Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), pela natureza figurativa, simplicidade na aplicação e pela sua estrutura factorial que identifica duas dimensões de pensamento, convencional e não convencional, essenciais ao pensamento criativo. Contudo, algumas questões sobre a validade dos instrumentos de avaliação do pensamento criativo, têm sido levantadas. Assim, propomos uma avaliação quantitativa dos níveis de criatividade de um grupo específico de indivíduos que trabalha em empresas de inovação e criatividade. Em termos exploratórios, pretendemos uma análise mais fina dos critérios de cotação que parecem estar associados aos níveis mais elevados de criatividade. Propomos ainda a inclusão de três critérios centrados na avaliação subjectiva do cotador: a Escala de Impacto, a Escala de Integração e a Escala de Adequação. Os 29 participantes (8 do sexo masculino e 21 do sexo feminino) têm idades compreendidas entre 23 e 48 anos, oito nacionalidades diferentes, escolaridade de nível superior e trabalham em empresas nas áreas da criatividade e inovação. Apresentam um nível médio de criatividade superior à dos trabalhadores em geral, bem como níveis superiores de pensamento não convencional e pensamento convencional. Os mais criativos são também os subjetivamente mais bem avaliados em termos de Impacto, Integração e Adequação e mais bem cotados em termos de Humor. Com este estudo exploratório esperamos contribuir para a validade de constructo do TCT-DP e identificação dos critérios mais diferenciadores dos indivíduos altamente criativos.Creativity assessment is a challenging topic and several methodologies have been proposed, all with advantages and limitations. If figurative, they can end up over evaluating a design component that not everyone appreciates or invests in. If they take the form of a scale of self-perception or assessment by others, they become more permeable to social desirability. In previous studies we have worked with the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), due to its figurative nature, simplicity of application and its factorial structure that identifies two dimensions of thought, conventional and unconventional, essential to creative thinking. However, some questions about the validity of instruments for evaluating creative thinking have been raised. Thus, we propose a quantitative assessment of the creativity levels of a specific group of individuals who work in innovation and creativity companies. In exploratory terms, we intend a finer analysis of the quotation criteria that seem to be associated with higher levels of creativity. We also propose the inclusion of three criteria centred on the subjective assessment of the quoter: the Impact Scale, the Integration Scale and the Adequacy Scale. The 29 participants (8 males and 21 females) are aged between 23 and 48 years of eight different nationalities, with higher education and work in companies in the areas of creativity and innovation. They have a higher average level of creativity than workers in general, as well as higher levels of unconventional thinking and conventional thinking. The most creative are also subjectively the best rated in terms of Impact, Integration and Adequacy and the highest rated in terms of Mood. With this exploratory study, we hope to contribute to the construct validity of the TCT-DP and identification of the most differentiating criteria of highly creative individuals.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, LeonorNogueira, Sara Ibérico2022-05-20T12:46:09Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37677por0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:41.676346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade está nos detalhes
Creativity is in the details
title A criatividade está nos detalhes
spellingShingle A criatividade está nos detalhes
Almeida, Leonor
Avaliação da criatividade
TCT-DP
Validade de constructo
Trabalhadores na área da criatividade e inovação
Creativity assessment
Construct validity
Creativity and innovation workers
title_short A criatividade está nos detalhes
title_full A criatividade está nos detalhes
title_fullStr A criatividade está nos detalhes
title_full_unstemmed A criatividade está nos detalhes
title_sort A criatividade está nos detalhes
author Almeida, Leonor
author_facet Almeida, Leonor
Nogueira, Sara Ibérico
author_role author
author2 Nogueira, Sara Ibérico
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leonor
Nogueira, Sara Ibérico
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da criatividade
TCT-DP
Validade de constructo
Trabalhadores na área da criatividade e inovação
Creativity assessment
Construct validity
Creativity and innovation workers
topic Avaliação da criatividade
TCT-DP
Validade de constructo
Trabalhadores na área da criatividade e inovação
Creativity assessment
Construct validity
Creativity and innovation workers
description A avaliação da criatividade é um tópico desafiante e várias metodologias têm sido propostas, todas com vantagens e limitações. Se figurativas, podem acabar por sobre avaliar uma componente de desenho que nem todos apreciam nem investem. Se assumem a forma de escala de auto-percepção ou de avaliação por terceiros, tornam-se mais permeáveis à desejabilidade social. Em estudos anteriores temos trabalhado com o Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), pela natureza figurativa, simplicidade na aplicação e pela sua estrutura factorial que identifica duas dimensões de pensamento, convencional e não convencional, essenciais ao pensamento criativo. Contudo, algumas questões sobre a validade dos instrumentos de avaliação do pensamento criativo, têm sido levantadas. Assim, propomos uma avaliação quantitativa dos níveis de criatividade de um grupo específico de indivíduos que trabalha em empresas de inovação e criatividade. Em termos exploratórios, pretendemos uma análise mais fina dos critérios de cotação que parecem estar associados aos níveis mais elevados de criatividade. Propomos ainda a inclusão de três critérios centrados na avaliação subjectiva do cotador: a Escala de Impacto, a Escala de Integração e a Escala de Adequação. Os 29 participantes (8 do sexo masculino e 21 do sexo feminino) têm idades compreendidas entre 23 e 48 anos, oito nacionalidades diferentes, escolaridade de nível superior e trabalham em empresas nas áreas da criatividade e inovação. Apresentam um nível médio de criatividade superior à dos trabalhadores em geral, bem como níveis superiores de pensamento não convencional e pensamento convencional. Os mais criativos são também os subjetivamente mais bem avaliados em termos de Impacto, Integração e Adequação e mais bem cotados em termos de Humor. Com este estudo exploratório esperamos contribuir para a validade de constructo do TCT-DP e identificação dos critérios mais diferenciadores dos indivíduos altamente criativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-20T12:46:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37677
url http://hdl.handle.net/10400.14/37677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132029083713536