Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7545
Resumo: A inclusão é um tema central no âmbito dos discursos sociopolíticos e científicos, tanto a nível nacional como internacional. Sendo consensual que a educação inclusiva é uma questão de equidade e, consequentemente, uma questão de qualidade com impacto em todos os alunos. O seu agente principal é o professor pois mediante as suas práticas constrói ambientes educativos inclusivos. Esta investigação pretende analisar as práticas inclusivas dos educadores de infância que adotam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, e que definem a escola como uma comunidade de aprendizagens, ancorada na prática democrática do aprender e do ensinar e numa organização cooperada do trabalho escolar. Metodologicamente, este estudo é de natureza quantitativa e tem um cariz comparativo e técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Através deste estudo concluímos que as práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que aplicam o MEM diferem significativamente das práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que não aplicam o MEM; nomeadamente ao nível da planificação, da participação, do envolvimento, da cooperação, da avaliação, da partilha do poder, da gestão das diferenças e do trabalho colaborativo.
id RCAP_b44d7c616f2117e6fe2cd0b32faea05c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola modernaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAPRÁTICAS EDUCATIVASEDUCADORES DE INFÂNCIAEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESEARLY CHILDHOOD TEACHERSA inclusão é um tema central no âmbito dos discursos sociopolíticos e científicos, tanto a nível nacional como internacional. Sendo consensual que a educação inclusiva é uma questão de equidade e, consequentemente, uma questão de qualidade com impacto em todos os alunos. O seu agente principal é o professor pois mediante as suas práticas constrói ambientes educativos inclusivos. Esta investigação pretende analisar as práticas inclusivas dos educadores de infância que adotam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, e que definem a escola como uma comunidade de aprendizagens, ancorada na prática democrática do aprender e do ensinar e numa organização cooperada do trabalho escolar. Metodologicamente, este estudo é de natureza quantitativa e tem um cariz comparativo e técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Através deste estudo concluímos que as práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que aplicam o MEM diferem significativamente das práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que não aplicam o MEM; nomeadamente ao nível da planificação, da participação, do envolvimento, da cooperação, da avaliação, da partilha do poder, da gestão das diferenças e do trabalho colaborativo.Inclusion is a central theme in the context of socio-political and scientific speech, both nationally and internationally. It is agreed that inclusive education is a matter of equity and consequently a quality issue with an impact on all students. Its main agent is the teacher because through their practices build inclusive educational environments. This research aims to analyze the inclusive practices of kindergarten teachers who adopt the pedagogical model of the Modern School Movement (MSM), which define the school as a community of learning, anchored in democratic practice of learning and teaching and a cooperative organization of school work. Methodologically, this study is quantitative and has a comparative nature and data collection technique was the survey. Through this study we conclude that inclusive educational practices of kindergarten teachers applying MSM differ significantly from the inclusive educational practices of kindergarten teachers not applying the MSM; particularly in terms of planning, participation, involvement, cooperation, evaluation, sharing of power, handling differences and collaborative work.2016-12-29T12:54:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7545TID:201201224porPinho, Rita Maria Balsa Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:07.711379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
title Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
spellingShingle Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
title_short Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
title_full Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
title_fullStr Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
title_full_unstemmed Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
title_sort Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
author Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho
author_facet Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
description A inclusão é um tema central no âmbito dos discursos sociopolíticos e científicos, tanto a nível nacional como internacional. Sendo consensual que a educação inclusiva é uma questão de equidade e, consequentemente, uma questão de qualidade com impacto em todos os alunos. O seu agente principal é o professor pois mediante as suas práticas constrói ambientes educativos inclusivos. Esta investigação pretende analisar as práticas inclusivas dos educadores de infância que adotam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, e que definem a escola como uma comunidade de aprendizagens, ancorada na prática democrática do aprender e do ensinar e numa organização cooperada do trabalho escolar. Metodologicamente, este estudo é de natureza quantitativa e tem um cariz comparativo e técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Através deste estudo concluímos que as práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que aplicam o MEM diferem significativamente das práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que não aplicam o MEM; nomeadamente ao nível da planificação, da participação, do envolvimento, da cooperação, da avaliação, da partilha do poder, da gestão das diferenças e do trabalho colaborativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-12-29T12:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7545
TID:201201224
url http://hdl.handle.net/10437/7545
identifier_str_mv TID:201201224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248152543232