A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31863 |
Resumo: | A formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação. |
id |
RCAP_b4625c14006a51a2cd7c5651b2720880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARKFormação de professoresAbordagem interdisciplinarRealidade aumentadaA formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação.The initial teacher training currently comprises the development of crucial teaching skills for the promotion of models for interdisciplinary education, emphasizing and promoting the convergence of knowledge from various disciplinary areas. This paper presents an experience of interdisciplinary training, within the scope of initial teacher training at the University of Aveiro, “lived” within the EduPARK Project, by students of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. This experience demonstrates that the use of Augmented Reality (AR) is a promising strategy in promoting an interdisciplinary education model, through the creation of pedagogical guides, its implementation in the school context and its evaluation.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-08-25T21:26:52Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31863por10.17346/se.vol28.389Neto, Teresa B.Pombo, Lúcia B.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:32Zoai:ria.ua.pt:10773/31863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:41.869062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
title |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
spellingShingle |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK Neto, Teresa B. Formação de professores Abordagem interdisciplinar Realidade aumentada |
title_short |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
title_full |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
title_fullStr |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
title_sort |
A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK |
author |
Neto, Teresa B. |
author_facet |
Neto, Teresa B. Pombo, Lúcia B. |
author_role |
author |
author2 |
Pombo, Lúcia B. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Teresa B. Pombo, Lúcia B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Abordagem interdisciplinar Realidade aumentada |
topic |
Formação de professores Abordagem interdisciplinar Realidade aumentada |
description |
A formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-08-25T21:26:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31863 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.17346/se.vol28.389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137692551741440 |