A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Teresa B.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pombo, Lúcia B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31863
Resumo: A formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação.
id RCAP_b4625c14006a51a2cd7c5651b2720880
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARKFormação de professoresAbordagem interdisciplinarRealidade aumentadaA formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação.The initial teacher training currently comprises the development of crucial teaching skills for the promotion of models for interdisciplinary education, emphasizing and promoting the convergence of knowledge from various disciplinary areas. This paper presents an experience of interdisciplinary training, within the scope of initial teacher training at the University of Aveiro, “lived” within the EduPARK Project, by students of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. This experience demonstrates that the use of Augmented Reality (AR) is a promising strategy in promoting an interdisciplinary education model, through the creation of pedagogical guides, its implementation in the school context and its evaluation.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-08-25T21:26:52Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31863por10.17346/se.vol28.389Neto, Teresa B.Pombo, Lúcia B.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:32Zoai:ria.ua.pt:10773/31863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:41.869062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
title A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
spellingShingle A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
Neto, Teresa B.
Formação de professores
Abordagem interdisciplinar
Realidade aumentada
title_short A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
title_full A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
title_fullStr A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
title_full_unstemmed A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
title_sort A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK
author Neto, Teresa B.
author_facet Neto, Teresa B.
Pombo, Lúcia B.
author_role author
author2 Pombo, Lúcia B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Teresa B.
Pombo, Lúcia B.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Abordagem interdisciplinar
Realidade aumentada
topic Formação de professores
Abordagem interdisciplinar
Realidade aumentada
description A formação inicial de professores na atualidade deve contemplar o desenvolvimento de competências docentes fundamentais para a promoção de modelos de educação interdisciplinar, enfatizando e promovendo a convergência de conhecimentos de várias áreas disciplinares. Neste artigo apresentase uma experiência de formação interdisciplinar, no âmbito da formação inicial de professores na Universidade de Aveiro, “vivida” no Projeto EduPARK, por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência demonstra que o recurso à Realidade Aumentada (RA) é uma estratégia promissora na promoção de um modelo de educação interdisciplinar, através da criação de guiões didáticos, sua implementação em contexto escolar e sua avaliação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-08-25T21:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31863
url http://hdl.handle.net/10773/31863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17346/se.vol28.389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692551741440