Projeto EduPARK e prática pedagógica supervisionada: desafios para alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Rita
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Márcia, Pombo, Lúcia, Neto, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39131
Resumo: O artigo apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico em que se desenharam, planearam, implementaram e avaliaram tarefas tanto ao nível da sala de aula (indoor) como no contexto outdoor, no Parque Infante D. Pedro em Aveiro. Pretende-se com este artigo analisar o impacto de tarefas realizadas outdoor, no âmbito do projeto EduPARK, a três dimensões: dificuldades, interesse e motivação. Estas tarefas sob a forma de um jogo interativo, e tendo como base uma aplicação móvel com conteúdos de realidade aumentada, visam uma aprendizagem ativa da matemática, no domínio Geometria e Medida e do estudo do meio, no domínio dos seres vivos. Apresentam-se alguns resultados particularmente no contexto outdoor assumindo o formato de investigação-ação com um enfoque metodológico qualitativo. Os resultados revelam que os alunos demonstram um interesse elevado por este tipo de método de aprendizagem outdoor, confirmando a expectativa de que a tecnologia, tão familiar aos alunos, pode e deve ser articulada com práticas de ensino ao ar livre de forma a potenciar as aprendizagens. Estas intervenções minimizam as dificuldades dos alunos, permitindo que vivenciem o seu próprio conhecimento através da resolução de problemas em contexto real, com exploração de uma aplicação móvel.
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Apresentam-se alguns resultados particularmente no contexto outdoor assumindo o formato de investigação-ação com um enfoque metodológico qualitativo. Os resultados revelam que os alunos demonstram um interesse elevado por este tipo de método de aprendizagem outdoor, confirmando a expectativa de que a tecnologia, tão familiar aos alunos, pode e deve ser articulada com práticas de ensino ao ar livre de forma a potenciar as aprendizagens. Estas intervenções minimizam as dificuldades dos alunos, permitindo que vivenciem o seu próprio conhecimento através da resolução de problemas em contexto real, com exploração de uma aplicação móvel.The paper is based on a study developed in the framework of the Supervised Pedagogical Practice in a class of the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education in which tasks were designed, planned, implemented and evaluated both at the level of the classroom (indoor) and the outdoor context, in ‘Infante D. Pedro’ Park in Aveiro. The aim of this paper is to analyse the impact of outdoor activities, within the EduPARK project, in three different dimensions: difficulties, interest and motivation. These tasks aim not only an active learning in mathematics, in the field of Geometry and Measure and in the study of the environment, in the field of Living Beings, but also to create a pedagogical innovation, as they are based in a mobile application with augmented reality contents, based on an interactive game. Some results, particularly in the outdoor context, are presented, assuming the action research format with a qualitative methodological approach. The results show that students have a high interest in this kind of outdoor learning method, confirming the expectation that technology, so familiar to students, can and should be articulated with outdoor teaching practices in order to enhance learning and that these interventions minimize the difficulties of the students, allowing them to experience their own knowledge through problem solving in real context, exploring a mobile application.L’article est basé sur une étude menée dans le cadre de la pratique pédagogique supervisée dans une classe de la 4ème année (C.M.1) du 1er cycle de l’éducation de base dans laquelle ils ont conçu, planifié, mis en œuvre et évalué des tâches au niveau de la classe (à l’intérieur) comme dans le contexte extérieur, dans le Parque Infante D. Pedro à Aveiro. Le but de cet article est d’analyser l’impact des tâches extérieures, dans le cadre du projet EduPARK, à trois niveaux différents: difficultés, intérêts et motivation. Ces tâches visent non seulement l’apprentissage actif en mathématiques et dans l’étude de l’environnement, mais constituent également des stratégies d’innovation pédagogique, puisqu’elles reposent sur une application mobile avec des contenus de réalité augmentée, sous la forme d’un jeu interactif. Certains résultats sont présentés, en particulier dans le contexte extérieur, en supposant le format de recherche-action avec une approche méthodologique qualitative. Les résultats montrent que les étudiants montrent un intérêt élevé pour ce type de méthode d’apprentissage en plein air, ce qui confirme l’attente que la technologie, si familière pour les étudiants, puisse et devrait être articulée avec des pratiques d’enseignement en plein air afin d’améliorer l’apprentissage. Ces interventions minimisent les difficultés des étudiants, leur permettant d’expérimenter leurs propres connaissances en résolvant des problèmes dans un contexte réel, avec l’exploration d’une application mobile.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-27T13:22:56Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39131por1647-358210.34624/id.v9i4.745Rodrigues, Ana RitaCarvalho, MárciaPombo, LúciaNeto, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:27Zoai:ria.ua.pt:10773/39131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:24.436216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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