Das concepções às práticas de professores mestres de ciências: um estudo de avaliação de impacte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Dulce de Jesus Gomes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10753
Resumo: O número de professores mestres em ensino, em particular de Geologia e de Biologia, nas escolas dos ensinos básico e secundário portuguesas tem vindo a aumentar na última década. Na medida em que um dos objectivos principais dos Cursos de Mestrado (CM) é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, importa avaliar e conhecer a influência destes cursos na prática profissional dos professores mestres. A influência da frequência do CM pode ter efeito na prática lectiva dos professores mestres (nível micro de impacte), estender-se à prática entre pares dos professores (nível meso de impacte) e/ou prolongar-se ao Sistema Educativo (nível macro de impacte). A presente investigação desenvolveu-se procurando partir de concepções de Professores Mestres (PM) até à caracterização da prática de um PM. A dimensão empírica do trabalho de investigação contemplou os seguintes momentos: 1. Concepção e administração de um inquérito por questionário a 4 professores mestres, com o objectivo de traçar os respectivos perfis pessoais, académicos, profissionais e ainda caracterizar as suas dissertações. 2. Condução de entrevistas semi-estruturadas aos professores que possibilitou a recolha de informação sobre as motivações e expectativas que levaram os professores a realizarem o CM, os constrangimentos do CM, o posicionamento dos professores mestres relativamente à Investigação em Didáctica das Ciências (IDC), a actualização dos saberes emergentes da IDC, a divulgação dos estudos realizados no âmbito do CM e a influência da frequência dos CM na sua prática profissional. A análise desta entrevista permitiu escolher o caso deste estudo. 3. Caracterização da prática profissional através de um diário de aula elaborado pela professora mestre seleccionada. Os principais resultados obtidos podem ser sintetizados do seguinte modo: a. A actualização, aquisição ou ampliação dos conhecimentos é a principal motivação dos professores para frequentarem o CM bem como o desenvolvimento de competências que promovam a melhoria das suas práticas lectivas. b. A Investigação em Didáctica das Ciências é importante para a vida profissional dos professores, contribuindo para a melhoria do ensino e da actuação do professor em sala de aula. c. A influência da frequência do CM na prática profissional pode ser analisada contemplando três dimensões: i. Impacte a nível micro (prática lectiva dos professores)- três dos professores mestres referem que a influência da frequência do CM na suas práticas lectivas foi muito pequena ou que apenas dominam melhor os conhecimentos científicos. No entanto uma professora - o caso - indica que após o CM intensificou a sua reflexividade, diversificou as estratégias e os materiais usados nas aulas, utilizou outras técnicas de trabalho ( V de Gowin, trabalhos de grupo e de pesquisa). ii. Impacte a nível meso (prática entre pares)- três dos professores afirmam que nos seus grupos disciplinares os professores trabalham de forma isolada e só programam em equipa o que é estritamente necessário. Uma professora - o caso – indica que, pela primeira vez trabalha em equipa com uma colega, também ela professora mestre. iii. Todos os professores apontam o distanciamento entre o CM e o que se necessita nos ensinos básico e secundário como principal constrangimento dos CM. A chegada às escolas de mais professores mestres trará, certamente, consequências a nível do impacte na prática profissional destes professores, sendo esta uma área que deverá continuar a ser alvo de estudo, nomeadamente no que a potenciar a partilha de experiências e saberes, planificação de aulas e delineação de estratégias conducentes ao sucesso do ensino-aprendizagem diz respeito.
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A presente investigação desenvolveu-se procurando partir de concepções de Professores Mestres (PM) até à caracterização da prática de um PM. A dimensão empírica do trabalho de investigação contemplou os seguintes momentos: 1. Concepção e administração de um inquérito por questionário a 4 professores mestres, com o objectivo de traçar os respectivos perfis pessoais, académicos, profissionais e ainda caracterizar as suas dissertações. 2. Condução de entrevistas semi-estruturadas aos professores que possibilitou a recolha de informação sobre as motivações e expectativas que levaram os professores a realizarem o CM, os constrangimentos do CM, o posicionamento dos professores mestres relativamente à Investigação em Didáctica das Ciências (IDC), a actualização dos saberes emergentes da IDC, a divulgação dos estudos realizados no âmbito do CM e a influência da frequência dos CM na sua prática profissional. A análise desta entrevista permitiu escolher o caso deste estudo. 3. Caracterização da prática profissional através de um diário de aula elaborado pela professora mestre seleccionada. Os principais resultados obtidos podem ser sintetizados do seguinte modo: a. A actualização, aquisição ou ampliação dos conhecimentos é a principal motivação dos professores para frequentarem o CM bem como o desenvolvimento de competências que promovam a melhoria das suas práticas lectivas. b. A Investigação em Didáctica das Ciências é importante para a vida profissional dos professores, contribuindo para a melhoria do ensino e da actuação do professor em sala de aula. c. A influência da frequência do CM na prática profissional pode ser analisada contemplando três dimensões: i. Impacte a nível micro (prática lectiva dos professores)- três dos professores mestres referem que a influência da frequência do CM na suas práticas lectivas foi muito pequena ou que apenas dominam melhor os conhecimentos científicos. No entanto uma professora - o caso - indica que após o CM intensificou a sua reflexividade, diversificou as estratégias e os materiais usados nas aulas, utilizou outras técnicas de trabalho ( V de Gowin, trabalhos de grupo e de pesquisa). ii. Impacte a nível meso (prática entre pares)- três dos professores afirmam que nos seus grupos disciplinares os professores trabalham de forma isolada e só programam em equipa o que é estritamente necessário. Uma professora - o caso – indica que, pela primeira vez trabalha em equipa com uma colega, também ela professora mestre. iii. Todos os professores apontam o distanciamento entre o CM e o que se necessita nos ensinos básico e secundário como principal constrangimento dos CM. A chegada às escolas de mais professores mestres trará, certamente, consequências a nível do impacte na prática profissional destes professores, sendo esta uma área que deverá continuar a ser alvo de estudo, nomeadamente no que a potenciar a partilha de experiências e saberes, planificação de aulas e delineação de estratégias conducentes ao sucesso do ensino-aprendizagem diz respeito.The number of teachers in Portuguese basic and secondary schools taking a master’s degree, especially in scientific areas like Geology and Biology, has been growing in the last ten years. Since one of the main aims of taking a master’s degree is to improve the quality of teaching, it is important to evaluate the influence of these degrees on the professional practice of master teachers. Taking a master’s degree can have influence on the practise of these teachers (micro-impact level) but also on the practice of their peers from the same scientific area (medium-impact level) and/or even influence the educational system (macro-impact level). The present study is firstly aimed at analysing master teachers’ conceptions and extends to the characterizing of the the professional practice of a master teacher. The empirical dimension of the study is structured according to the following stages: 1. a written survey to four master teachers aiming to establish their personal, academic and professional profiles and to characterize their thesis. 2. A half-structured interview to the same four master teachers, which made it possible to get together information about: • their motivation and expectations in relation to their master’s degree, • the constraints of a master’s degree, • their position in relation to a) Research in Science Education; b) the up-dating of knowledge in Science Education; c) the publication of the studies made through their master’s degree and d) the influence of their master’s degree on their professional practice. The analysis of this interview allowed us to choose the specific case of our study. 3. a diary of lessons by the selected master teacher, the analysis of which led to the characterization of her professional practice. The main results can be summarized as follows: a) the major motivation for teachers to take their master’s degree is their wish to keep up-to-date, to acquire new or enlarge their knowledge, and to develop competences to improve their teaching practice. b) Research in Science Education is important for teachers’ professional life since it helps to improve teaching and the performance of the teacher in the classroom. c) The influence of a master’s degree on the professional practice can be analysed through three dimensions : i. micro-impact level (teaching practice) – three of the master teachers refer that the influence of the master’s degree on their teaching practice has been small or that they only consider that they have a better mastering of scientific knowledge. Nevertheless, one teacher – our study case – indicates that after taking her master’s degree, she has intensified her capacity of reflection, diversified her strategies and materials used in classes and used other work techniques (V-Gowin, groupwork and research work) ii.medium-impact level (practice between peers from the same scientific area) – three of the teachers state that in their subject groups teachers work by themselves and only program in group(s) when absolutely necessary. Our teacher refers that for the first time she is working in a team with a colleague who has also taken a master’s degree. iii. All the teachers refer that the main constraint of a master’s degree is its distance in relation to what is really needed in basic and secondary schools. More and more teachers are taking their master’s degree, which will certainly bring novelty on the micro and medium level of their professional practice. Therefore this specific subject should be more thoroughly studied, particularly as to promote the sharing of experience and knowledge, the planning of lessons, the defining of strategies leading to the success of teaching-learning.Universidade de Aveiro2013-07-09T17:55:00Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10753porVeríssimo, Dulce de Jesus Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:54Zoai:ria.ua.pt:10773/10753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:15.828571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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