O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Diogo David dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15076
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_b47d652ef0086435735808269cdbe7c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de PortugalPedagogiaGuitarra jazzVoz individualCompetênciasImprovisaçãoPedagogyJazz guitarIndividual sonoritySkillsImprovisationRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Inserido na Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado (EEE), Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), o presente estágio foi efetuado na modalidade de observação no âmbito da classe de Guitarra Jazz, regida pelo professor João Firmino, no Conservatório de Música de Coimbra (EACMC), no ano letivo 2020/2021. Consta, na primeira parte deste relatório, uma caraterização do estabelecimento de ensino que serviu de acolhimento à realização desta prática e uma abordagem à metodologia que este Projeto Educativo dispõe. Facultar-se-á, em segunda instância, uma descrição das práticas educativas observadas e lecionadas, realizada a três alunos de diferentes níveis de ensino. No último capítulo, farei uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos da atividade pedagógica desenvolvida. Perante a situação de confinamento social, resultante de um estado de emergência em vigor desde o mês de janeiro de 2021, desenvolveram-se ferramentas pedagógicas alternativas aos métodos convencionais de sistema presencial através da implementação de dois modelos de ensino à distância: os modelos de aula síncrona e assíncrona. Dando uso à plataforma Zoom, o desempenho e operacionalização de tarefas à distância em modo síncrono permitiram uma comunicação centrada na realização de atividades educacionais em tempo real, através da interação direta entre professor e aluno. Por outro lado, o modelo assíncrono privilegiou um trabalho autónomo dos educandos no cumprimento de pequenas tarefas semanais. Esta exposição pretende ser um contributo para uma reflexão conceptual sobre os métodos utilizados no presente ano letivo no âmbito da classe de guitarra do CPJ, assim como também para um mapeamento estilístico e discursivo do ensino profissional de jazz.Resumo II - Através deste projeto de investigação, iniciado em outubro de 2020, pretendo analisar e compreender fatores que influenciam a construção de uma voz individual, estabelecendo um paralelismo entre o conceito «individualidade» e o jazz enquanto contexto privilegiado para a expressão deste critério estético e performativo no jazz. Neste enquadramento, serão apurados possíveis elementos sonoros de tópicas de portugalidade no ensino da guitarra jazz em Portugal, através de uma noção de «portugalidade» na música que, segundo Figueiredo (2016), é identificável na instrumentação, em composições e em caraterísticas não-sónicas. Considerando os dois Cursos Profissionais de Jazz da zona centro do país (EACMC e CPJ), propomos desenvolver um estudo focado na observação de aulas, na descrição e análise de determinados acontecimentos e comportamentos no decurso das atividades letivas. A escolha das instituições em causa deve-se, em primeira instância, à minha relação próxima com as mesmas e com a região onde estas se situam e, em segundo lugar, ao sucesso comprovado de ambas, patente na taxa de admissão de alunos que ingressam no Ensino Superior que ascende aos 75 alunos, desde 2010. Do ponto de vista metodológico, optei por recorrer maioritariamente a pesquisa bibliográfica e a um trabalho de campo inspirado na metodologia de Kitzinger e Barbour (1999), que segue um modelo de entrevista não estruturada. Apresenta-se, portanto, uma revisão da literatura sobre os conceitos estruturantes, referências bibliográficas, a problemática, e os objetivos deste trabalho, traduzidos na apresentação de uma proposta pedagógica. O presente relatório de estágio é elaborado sob a orientação do Professor Doutor Ricardo Pinheiro.Abstract I - As part of Specialized Education Internship Course (EEE), Master in Music Teaching at the Lisbon Superior School of Music (ESML), this internship was carried out through the observation of the Jazz Guitar class, conducted by Professor João Firmino, at the Coimbra Music Conservatory (EACMC) in the academic year 2020/2021. In the first part of this report I describe the educational establishment that served to host this practice, and also of this Educational Project methodology. Therefore, a description of the observed educational practices with three students of different levels of different graduation levels. In the last chapter I will discuss the positive and negative aspects of the pedagogical activity developed in the internship. In the context of a situacion of social confinement, resulting from a state of emergency that started in January 2021, alternative pedagogical tools were applied, namely two distance learning models: synchronous and asynchronous classes. Using the Zoom platform, the performance and operationalization of remote tasks in synchronous mode enabled communication centered on the realization of educational activities in real time, through direct interaction between teacher and student. On the other hand, the asynchronous model favored an autonomous work by the students in carrying out small weekly tasks. Whit this report I intend to contribute to a conceptual reflection on the methods used in the current academic year in the context of the CPJ guitar class, as well as to a stylistic and discursive mapping of professional jazz education.Abstract II - With this research project, initiated in October 2020, I intend to analyze and understand the aspects that affect the construction of an individual voice, establishing a parallel between the concept of "individuality" and jazz as a privileged context for its expression. In the context of jazz guitar education in Portugal, I will identify possible sound elements that define “tópicas de Portugalidade”, using the concept of “Portugality” in music, which, according to Figueiredo (2016), is identifiable in the instrumentation, compositions, and non-sonic elements. Considering the two vocacional Jazz Courses in the “zona centro” of the country (EACMC and CPJ), I intend to focus on the observation and description of classes, and the analysis of certain events and behaviors in the course of teaching activities. The choice of these institutions derives from my relationship with the region where they are located. Furthermore, both schools success is evident in the admission rate of students in Higher Education, which has increased to 75 students since 2010. This work’s methodology has been inspired by Kitzinger and Barbour’s (1999) method, which follows an unstructured interview model. I present a literary review on the structuring concepts, bibliographic references, the problem, and the research goals, resulting in the presentation of a pedagogical proposal. The present study has been developed according to the orientation of the PhD Ricardo Pinheiro.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaPinheiro, RicardoRCIPLVidal, Diogo David dos Santos2022-11-04T17:14:21Z2021-08-102021-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15076TID:202764834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:48.658322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
title O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
spellingShingle O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
Vidal, Diogo David dos Santos
Pedagogia
Guitarra jazz
Voz individual
Competências
Improvisação
Pedagogy
Jazz guitar
Individual sonority
Skills
Improvisation
title_short O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
title_full O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
title_fullStr O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
title_full_unstemmed O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
title_sort O papel da construção de uma sonoridade individual: o ensino da guitarra jazz em cursos profissionais da zona centro de Portugal
author Vidal, Diogo David dos Santos
author_facet Vidal, Diogo David dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Ricardo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Diogo David dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Guitarra jazz
Voz individual
Competências
Improvisação
Pedagogy
Jazz guitar
Individual sonority
Skills
Improvisation
topic Pedagogia
Guitarra jazz
Voz individual
Competências
Improvisação
Pedagogy
Jazz guitar
Individual sonority
Skills
Improvisation
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
2021-08-10T00:00:00Z
2022-11-04T17:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15076
TID:202764834
url http://hdl.handle.net/10400.21/15076
identifier_str_mv TID:202764834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500512665600