Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27433 |
Resumo: | Improvisação. Este é o termo que simultaneamente torna o jazz único, irreverente e desafiante, e por outro lado constitui um pretexto para a procura de uma metodologia eficaz no contexto letivo. Capacitar um aluno de ferramentas técnicas e teóricas, estimulando em simultâneo as suas capacidades criativas, constitui uma dança metodológica cujo resultado se deve refletir na independência e destreza do executante. O desenvolvimento de estratégias que permitam ao aluno assimilar os conteúdos lecionados e posterior integração com outras estruturas técnicas e cognitivas é um processo contínuo e que deve passar muitas vezes pelo estudo de metodologias de outros docentes. Nem sempre a exploração metodológica se deve resumir a um caminho singular, mas resultar duma amálgama de diferentes processos oriundos de fontes distintas. O presente trabalho advém de uma recolha de diferentes estratégias metodológicas do ensino da improvisação no jazz modal aplicadas à guitarra jazz. Propõe-se aqui que essas estratégias permitem em particular a consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior. Este trabalho consiste, assim, no estudo de diferentes metodologias e posterior recolha e integração de estratégias, com o objetivo de desenvolver um método único e eficaz |
id |
RCAP_1dd351a054a0630f5956ef3cf2de2a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27433 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazzImprovisaçãoModos da escala maiorGuitarra jazzMetodologiaImprovisação. Este é o termo que simultaneamente torna o jazz único, irreverente e desafiante, e por outro lado constitui um pretexto para a procura de uma metodologia eficaz no contexto letivo. Capacitar um aluno de ferramentas técnicas e teóricas, estimulando em simultâneo as suas capacidades criativas, constitui uma dança metodológica cujo resultado se deve refletir na independência e destreza do executante. O desenvolvimento de estratégias que permitam ao aluno assimilar os conteúdos lecionados e posterior integração com outras estruturas técnicas e cognitivas é um processo contínuo e que deve passar muitas vezes pelo estudo de metodologias de outros docentes. Nem sempre a exploração metodológica se deve resumir a um caminho singular, mas resultar duma amálgama de diferentes processos oriundos de fontes distintas. O presente trabalho advém de uma recolha de diferentes estratégias metodológicas do ensino da improvisação no jazz modal aplicadas à guitarra jazz. Propõe-se aqui que essas estratégias permitem em particular a consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior. Este trabalho consiste, assim, no estudo de diferentes metodologias e posterior recolha e integração de estratégias, com o objetivo de desenvolver um método único e eficazImprovisation. This is the term that simultaneously makes the jazz unique, irreverent and challenging, and on the other constitutes a pretext for the research of an effective methodology in the school context. To enable a student of technical and theoretical tools, simultaneously stimulating his creative abilities, constitutes a methodological dance whose result must be reflected in the independence and dexterity of the performer. The development of strategies, which allow the student to assimilate the contents taught and later cast with other technical and cognitive structures, is a continuous process and that must often pass through the study of methodologies of other teachers. Not always the methodological exploration should be summarized in a singular path, but be the result of an amalgamation of different processes from different sources. The present work comes from a collection of different methodological strategies of the improvisation teaching in the modal jazz applied to jazz guitar. It proposed here that those strategies allow in particular the consolidation of the learning of the major scale modes. Therefore, this study is a study and gathering of different methodologies, and integration of strategies, with the goal of developing a unique and effective method2020-01-31T09:19:31Z2019-06-07T00:00:00Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27433porRibeiro, Mauro Joaquim Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:07Zoai:ria.ua.pt:10773/27433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:12.442735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
title |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
spellingShingle |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz Ribeiro, Mauro Joaquim Torres Improvisação Modos da escala maior Guitarra jazz Metodologia |
title_short |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
title_full |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
title_fullStr |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
title_full_unstemmed |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
title_sort |
Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz |
author |
Ribeiro, Mauro Joaquim Torres |
author_facet |
Ribeiro, Mauro Joaquim Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mauro Joaquim Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação Modos da escala maior Guitarra jazz Metodologia |
topic |
Improvisação Modos da escala maior Guitarra jazz Metodologia |
description |
Improvisação. Este é o termo que simultaneamente torna o jazz único, irreverente e desafiante, e por outro lado constitui um pretexto para a procura de uma metodologia eficaz no contexto letivo. Capacitar um aluno de ferramentas técnicas e teóricas, estimulando em simultâneo as suas capacidades criativas, constitui uma dança metodológica cujo resultado se deve refletir na independência e destreza do executante. O desenvolvimento de estratégias que permitam ao aluno assimilar os conteúdos lecionados e posterior integração com outras estruturas técnicas e cognitivas é um processo contínuo e que deve passar muitas vezes pelo estudo de metodologias de outros docentes. Nem sempre a exploração metodológica se deve resumir a um caminho singular, mas resultar duma amálgama de diferentes processos oriundos de fontes distintas. O presente trabalho advém de uma recolha de diferentes estratégias metodológicas do ensino da improvisação no jazz modal aplicadas à guitarra jazz. Propõe-se aqui que essas estratégias permitem em particular a consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior. Este trabalho consiste, assim, no estudo de diferentes metodologias e posterior recolha e integração de estratégias, com o objetivo de desenvolver um método único e eficaz |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-07T00:00:00Z 2019-06-07 2020-01-31T09:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27433 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137656748113920 |