O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Duarte Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108465
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b482685fa54bbcc84c0a53ada814fa7f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em GeografiaThe Podcast as a Pedagogical Strategy - Didactics in GeographyEnsino de GeografiaPodcastEstratégia didáticaContrastes de desenvolvimentoRiscos NaturaisTeaching GeographyPodcastDidactic strategyDevelopment contrastsNatural HazardsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis report aimed to reflect on the supervised pedagogical practice that took place at Fernando Namora Secondary School during the academic year 2022/2023. This report also includes a pedagogical strategy, the podcast, which sought to be a tool for exploring Geography content. This report is divided into four parts, with the first part providing a characterization of the school, a characterization of the class, and addressing the teaching and extracurricular activities that took place throughout the year. It also includes a critical reflection on the evolution of the pedagogical internship. The second part of this report presents the topics that are part of the 9th-grade Geography curriculum, namely "Development Contrasts" and "Natural Hazards," as these were the two chosen topics to implement my pedagogical strategy. To understand the evolution of these topics, it was necessary to analyze the International Cartography for Geographical Education of 1992 and 2016, as well as the documents "Curricular Guidelines," "Curricular Goals for the 3rd Cycle of Basic Education," and the "Essential Learnings." The third part discusses the podcast as an active methodology in teaching Geography. Finally, the last part refers to the application of the didactic strategy, and the data are presented, analyzed, and discussed. The pedagogical strategy aimed to explore the podcast as a tool for consolidating the taught content. Therefore, in the initial application, the students created podcasts based on news related to "Development Contrasts." In a second phase, the students researched texts that aligned with the content being taught, specifically "Natural Hazards." The podcast proved to be an interesting tool in that it not only helped students study for a subject but also offered advantages in communication, creativity, and motivation. Based on the respondents' answers, it is evident that the podcast helped students consolidate their knowledge of Geography.O presente relatório teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica supervisionada que decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, no ano letivo 2022/2023. Neste relatório também consta uma estratégia pedagógica, o podcast, que procurou ser uma ferramenta para explorar conteúdos de Geografia. Este relatório está dividido em quatro partes, sendo que a primeira parte faz uma caracterização da escola, uma caracterização da turma e aborda as atividades letivas e extra letivas que decorram ao longo do ano. Também consta uma reflexão crítica sobre a evolução do estágio pedagógico. Na segunda parte deste relatório surgem os temas que fazem parte dos conteúdos do 9º ano da disciplina de Geografia, nomeadamente os “Contrastes de Desenvolvimento” e os “Riscos Naturais”, uma vez que foram os dois temas escolhidos para pôr em prática a minha estratégia pedagógica. Para compreender a evolução destes temas, houve a necessidade de analisar as Cartas Internacionais para a Educação Geográfica de 1992 e 2016, bem como os documentos “Orientações Curriculares”, “Metas Curriculares 3º Ciclo do Ensino Básico” e as “Aprendizagens Essenciais”. Na terceira parte é abordado o podcast como metodologia ativa no ensino da Geografia. Por fim, a última parte refere-se à aplicação da estratégia didática, e são apresentados, analisados e discutidos os dados. A estratégia pedagógica teve como objetivo explorar o podcast enquanto ferramenta de consolidação dos conteúdos lecionados. Portanto, numa primeira aplicação os/as alunos/as realizaram os podcasts com base em notícias que lhe foram fornecidos referente aos “Contrastes de Desenvolvimento”. Num segundo momento, os/as discentes pesquisaram textos que se enquadravam com o conteúdo que estava a lecionar, os “Riscos Naturais”. O podcast demonstrou ser uma ferramenta interessante no sentido que o aluno não está só a estudar para uma disciplina, como também há vantagens na comunicação, na sua criatividade e motivação. Pelas respostas dos/as inquiridos/as, constata-se que o podcast ajudou os/as alunos/as a consolidar conhecimentos de Geografia.2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108465http://hdl.handle.net/10316/108465TID:203344421porFerreira, André Duarte Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:06:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:45.648577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
The Podcast as a Pedagogical Strategy - Didactics in Geography
title O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
spellingShingle O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
Ferreira, André Duarte Pinto
Ensino de Geografia
Podcast
Estratégia didática
Contrastes de desenvolvimento
Riscos Naturais
Teaching Geography
Podcast
Didactic strategy
Development contrasts
Natural Hazards
title_short O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
title_full O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
title_fullStr O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
title_full_unstemmed O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
title_sort O Podcast como Estratégia Pedagógico - Didática em Geografia
author Ferreira, André Duarte Pinto
author_facet Ferreira, André Duarte Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, André Duarte Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Podcast
Estratégia didática
Contrastes de desenvolvimento
Riscos Naturais
Teaching Geography
Podcast
Didactic strategy
Development contrasts
Natural Hazards
topic Ensino de Geografia
Podcast
Estratégia didática
Contrastes de desenvolvimento
Riscos Naturais
Teaching Geography
Podcast
Didactic strategy
Development contrasts
Natural Hazards
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108465
http://hdl.handle.net/10316/108465
TID:203344421
url http://hdl.handle.net/10316/108465
identifier_str_mv TID:203344421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131393658880