Marcadores identitários brasileiros aplicados aos acessórios de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33991 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
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Marcadores identitários brasileiros aplicados aos acessórios de modaBrazilian identity markers applied to fashion accessories687:658.8658.8:687391 (81)Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaCom este trabalho pretende-se ampliar os conhecimentos sobre os acessórios femininos, desde a pré-história até a contemporaneidade, passando por um levantamento de informações sobre a evolução dos adornos femininos na cultura brasileira e as influências recebidas das diversas culturas que contribuíram para a formação do Brasil. Este levantamento tem por objetivo último identificar os marcadores identitários da cultura brasileira reconhecidos universalmente nos adornos corporais. Para tal, ainda se mostrou necessário obter informações sobre o mercado da moda e do consumo, bem como informações sobre a indústria criativa brasileira, design artesanal de acessórios e uma reflexão acerca do marketing internacional voltado ao mercado de moda e as ferramentas necessárias para que uma marca de moda desenvolva vantagens competitivas no mercado internacional. O Brasil possui diversas influências culturais, assim como riquezas naturais, que podem ser aplicadas em adornos femininos. Assim, pretende-se identificar os marcadores identitários da cultura brasileira e dar início à pesquisa de matérias-primas de origem brasileira relevantes ao desenvolvimento de acessórios. A partir das informações obtidas por meio da pesquisa bibliográfica foi elaborado um questionário que objetiva observar a opinião das pessoas em relação à cultura brasileira e aos acessórios femininos com marcadores identitários brasileiros. A pesquisa visa compreender a visão dos estrangeiros em relação aos acessórios femininos ao verificar a capacidade de reconhecimento de peças desenvolvidas por designers e artesãos brasileiros com matériasprimas encontradas no Brasil e também pelos marcadores identitários brasileiros. Após efetuada a análise dos dados obtidos através dos 484 inquéritos válidos, dos quais 351 correspondiam a portugueses e 26 a indivíduos de outras nacionalidades, foi possível conhecer a perceção dos estrangeiros que correspondem a amostra analisada em relação aos elementos culturais brasileiros relevantes ao desenvolvimento de acessórios femininos com identidade brasileira. Verificou-se com a aplicação do inquérito que a cultura brasileira de um modo geral encontra-se fortemente marcada em Portugal, nacionalidade da maioria da amostra, considerando que a maioria dos inquiridos consegue identificar marcadores identitários brasileiros nos elementos de origem brasileira propostos neste estudo. Também na pequena amostra de inquiridos de outras nacionalidades se obtiveram resultados semelhantes.This work aims to increase knowledge about women's accessories, from prehistoric to contemporary times, through a research of information about evolution of female ornaments in Brazilian culture and the influences received from the various cultures that have contributed to the colonization of Brazil. The final objective of this work is to identify the identity markers of Brazilian culture universally recognized body adornments. With this aim, it was necessary to analyse information on the fashion market and consumption, as well as issues of semiotics, handmade design applied to the creation of fashion accessories, aspects that are essential for a better definition of Brazilian identity markers within the context of the accessories. Furthermore, it was necessary to make a broad study of international marketing directed to the fashion market and the tools necessary for a fashion brand to develop competitive advantages in the international market. Brazil has diverse cultural influences as well as natural resources, which can be applied in feminine adornments. Thus, we intend to identify the identity markers of Brazilian culture and begin the search for raw materials from Brazil relevant in the development of accessories. From the information obtained through the literature review, a questionnaire was developed that aimed to observe people's opinions regarding the Brazilian culture and women's accessories with Brazilian identity markers. The survey aimed at understanding the vision of foreigners in relation to women's accessories, examining the respondent’s ability to recognize parts developed by designers and Brazilian craftsmen with materials found in Brazil and using Brazilian identity markers. The analysis of the data obtained from 484 valid surveys, of which 351 were from Portuguese and 26 from individuals of other nationalities, made it possible to describe the perception of foreign individuals contained in the sample in relation to Brazilian cultural elements relevant to the development of women's accessories with Brazilian identity. The survey allowed concluding that Brazilian culture is in general strongly marked in Portugal, nationality of the majority of the sample, given that the majority of respondents can identify Brazilian identity markers in the elements of Brazilian origin proposed in this study. In the small sample of respondents of other nationalities, similar results were obtained.Carvalho, HélderRibeiro, RitaUniversidade do MinhoGoulart, Jamile20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33991por201193949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:57.280596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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