Vitimização precoce e funcionamento adaptativo em adultos: estratégias de enfrentamento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7884 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral caracterizar o histórico de vitimização precoce em adultos, procurando conhecer as estratégias de enfrentamento, utilizadas ao longo do seu trajeto de vida, e que contribuíram para o seu funcionamento adaptativo atual. Para tal, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada, administrada a 10 participantes com idades entre os 19 e os 41 anos (M=26.1; DP=8), cujo conteúdo foi sujeito a análise temática. A negligência surgiu como o tipo de mau trato mais identificado pelos participantes. Os participantes admitiram recorrer a diferentes estratégias para lidar com a adversidade precoce: coping focalizado na emoção e no problema. Os participantes assinalaram ainda o desenvolvimento de múltiplas competências ao nível do ajustamento, em termos sociais, profissionais, individuais e parentais. Estes resultados mostram a necessidade de na intervenção com crianças em risco se atenderem aos fatores protetivos e promotores de um funcionamento adaptativo. |
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Este estudo tem como objetivo geral caracterizar o histórico de vitimização precoce em adultos, procurando conhecer as estratégias de enfrentamento, utilizadas ao longo do seu trajeto de vida, e que contribuíram para o seu funcionamento adaptativo atual. Para tal, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada, administrada a 10 participantes com idades entre os 19 e os 41 anos (M=26.1; DP=8), cujo conteúdo foi sujeito a análise temática. A negligência surgiu como o tipo de mau trato mais identificado pelos participantes. Os participantes admitiram recorrer a diferentes estratégias para lidar com a adversidade precoce: coping focalizado na emoção e no problema. Os participantes assinalaram ainda o desenvolvimento de múltiplas competências ao nível do ajustamento, em termos sociais, profissionais, individuais e parentais. Estes resultados mostram a necessidade de na intervenção com crianças em risco se atenderem aos fatores protetivos e promotores de um funcionamento adaptativo. |
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