História e Educação Histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gago, Marília
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102212
https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3
Resumo: O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.
id RCAP_b4a13f9277bc35dcf4ae462f3b713440
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História e Educação HistóricaQue diálogos, que desafios?Narrativa HistóricaEducação HistóricaMultiprespetivaConsciência HistóricaO presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.Imprensa da Universidade de Coimbra2022-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/102212http://hdl.handle.net/10316/102212https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3por2183-37960870-4147Gago, MaríliaRibeiro, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T17:00:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:15.296710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História e Educação Histórica
Que diálogos, que desafios?
title História e Educação Histórica
spellingShingle História e Educação Histórica
Gago, Marília
Narrativa Histórica
Educação Histórica
Multiprespetiva
Consciência Histórica
title_short História e Educação Histórica
title_full História e Educação Histórica
title_fullStr História e Educação Histórica
title_full_unstemmed História e Educação Histórica
title_sort História e Educação Histórica
author Gago, Marília
author_facet Gago, Marília
Ribeiro, Ana Isabel
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gago, Marília
Ribeiro, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa Histórica
Educação Histórica
Multiprespetiva
Consciência Histórica
topic Narrativa Histórica
Educação Histórica
Multiprespetiva
Consciência Histórica
description O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102212
http://hdl.handle.net/10316/102212
https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3
url http://hdl.handle.net/10316/102212
https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-3796
0870-4147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134087006388224