Os primeiros passos de um longo percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Rita Martins das Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102854
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_fb8109bfc4bdd10b9ab1044875486dcd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os primeiros passos de um longo percursoThe first steps of a long journeyEstágioEnsino da MatemáticaProfessorAlunoInternshipMathematics TeachingTeacherStudentDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório, inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade de Coimbra. Este relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, sob orientação do Professor Doutor Gonçalo Gutierres, orientador científico, e do Professor João Gonçalves, orientador cooperante. Durante o estágio, a professora estagiária Ana Marques lecionou aulas na turma F do 7.º ano de escolaridade do Ensino Básico, na Escola Básica Guilherme Stephens, com a supervisão do orientador cooperante. Esteve presente nas aulas das restantes turmas do núcleo de estágio onde auxiliou através de apoio na resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas aos alunos e auxiliou na Direção de Turma do orientador cooperante. Este documento está dividido em cinco capítulos abordando de uma forma geral todos os envolventes no estágio, desde o seu enquadramento onde se descrevem os diferentes intervenientes, a prática pedagógica onde são abordadas as planificações necessárias e os métodos de avaliação utilizados, a participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa onde são abordadas as reuniões e formações em que a autora do relatório participou e, ainda, as atividades desenvolvidas com a colaboração do núcleo de estágio. Por fim, é feita uma reflexão sobre o estágio.The present report of stage was prepared within the scope of the Stage and Report curricular unit, inserted in the second year of the Master's in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary at the University of Coimbra. The main objective of this report is to describe and reflect on the work carried out during the 2021/2022 academic year at the Marinha Grande Poente School Group, under the guidance of Gonçalo Gutierres PhD, scientific advisor, and João Gonçalves, cooperating advisor. During the internship, the trainee teacher Ana Marques taught classes in class F of the 7th grade of Basic Education, at Guilherme Stephens Basic School, under the supervision of the cooperating advisor. She was present in the lessons of the remaining classes of the internship nucleus where she helped in solving exercises and clarifying doubts to the students and helped in the Direction of the cooperating advisor's Class. This document is divided into five chapters, covering in a general way all the aspects involved in the internship, from its framework where the different actors are described, the pedagogical practice where the necessary planning and the evaluation methods used are addressed, the participation in the pedagogical and educational guidance where the meetings and training in which the author of the report participated are discussed, as well as the activities developed with the collaboration of the internship nucleus. Finally, a reflection on the internship is made.2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102854http://hdl.handle.net/10316/102854TID:203079981porMarques, Ana Rita Martins das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:31:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:45.868807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os primeiros passos de um longo percurso
The first steps of a long journey
title Os primeiros passos de um longo percurso
spellingShingle Os primeiros passos de um longo percurso
Marques, Ana Rita Martins das Neves
Estágio
Ensino da Matemática
Professor
Aluno
Internship
Mathematics Teaching
Teacher
Student
title_short Os primeiros passos de um longo percurso
title_full Os primeiros passos de um longo percurso
title_fullStr Os primeiros passos de um longo percurso
title_full_unstemmed Os primeiros passos de um longo percurso
title_sort Os primeiros passos de um longo percurso
author Marques, Ana Rita Martins das Neves
author_facet Marques, Ana Rita Martins das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Rita Martins das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino da Matemática
Professor
Aluno
Internship
Mathematics Teaching
Teacher
Student
topic Estágio
Ensino da Matemática
Professor
Aluno
Internship
Mathematics Teaching
Teacher
Student
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102854
http://hdl.handle.net/10316/102854
TID:203079981
url http://hdl.handle.net/10316/102854
identifier_str_mv TID:203079981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134091436621824