A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortenzi, Alexandre
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15322
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por base a área de matemática. Para o entendimento de como esta relação foi construída, foram estudadas concepções de ensino da Matemática, visando auxiliar a compreensão do momento atual e tratados os principais aspectos inerentes à relação professor-aluno. Participaram da pesquisa quatro professores em atuação nos ensinos fundamental e médio e vinte futuros professores, alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Matemática, que responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas relativas aos diversos aspectos que compõem a relação professor-aluno. As falas dos professores e futuros professores enfatizam os aspectos relacionados e descrevem a importância do tema para a atividade docente, destacando a disciplina, a afetividade, a autoridade do professor e o conjunto dos conhecimentos técnico e pedagógico do professor para a relação professor-aluno. A pesquisa revelou, ainda, a importância do tema para o trabalho do professor e, também, a necessidade deste ser mais explorado nas licenciaturas e na formação contínua dos professores, principalmente na área de Matemática.
id PUC_CAMP-5_cc9c992a4227b4a31c8edde94e0a0e15
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15322
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemáticaTeacher-student relationship: contributions for teaching mathematics.formação de professoresrelação professor-alunoensino de matemáticadocênciateacher trainingteacher-student relationshipteaching mathematicsteachingEste estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por base a área de matemática. Para o entendimento de como esta relação foi construída, foram estudadas concepções de ensino da Matemática, visando auxiliar a compreensão do momento atual e tratados os principais aspectos inerentes à relação professor-aluno. Participaram da pesquisa quatro professores em atuação nos ensinos fundamental e médio e vinte futuros professores, alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Matemática, que responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas relativas aos diversos aspectos que compõem a relação professor-aluno. As falas dos professores e futuros professores enfatizam os aspectos relacionados e descrevem a importância do tema para a atividade docente, destacando a disciplina, a afetividade, a autoridade do professor e o conjunto dos conhecimentos técnico e pedagógico do professor para a relação professor-aluno. A pesquisa revelou, ainda, a importância do tema para o trabalho do professor e, também, a necessidade deste ser mais explorado nas licenciaturas e na formação contínua dos professores, principalmente na área de Matemática.This study follows the line of research University, Teaching and Teacher Training . With the objective of investigating the teacher-student relationship, we considered the diverse aspects that permeate this relationship in the area of Mathematics. In order to understand how this relationship was constructed, concepts about teaching Mathematics were studied with the intention of helping comprehend the actual moment and treatment of the principal aspects inherent to the teacher-student relationship. The participants in the study were four teachers of fundamental and middle education and twenty future teachers who are concluding Teacher Training in Mathematics. They responded to a questionnaire containing open and closed questions relative to various aspects that make up the teacher-student relationship. The comments of the teachers and future teachers emphasize related aspects and describe the importance of the theme for the activity of teaching. Results of the study emphasized aspects like discipline, affectivity, the authority of the teacher and the ensemble of technical and pedagogical knowledge of the teacher for the teacher-student relationship. The study further revealed the importance of the theme for the work of the teacher and also the need for this to be worked on in teacher training and continued education of teachers, principally in the area of Mathematics.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasOrtenzi, Alexandre2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15322Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
Teacher-student relationship: contributions for teaching mathematics.
title A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
spellingShingle A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
Ortenzi, Alexandre
formação de professores
relação professor-aluno
ensino de matemática
docência
teacher training
teacher-student relationship
teaching mathematics
teaching
title_short A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
title_full A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
title_fullStr A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
title_full_unstemmed A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
title_sort A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
author Ortenzi, Alexandre
author_facet Ortenzi, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortenzi, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
relação professor-aluno
ensino de matemática
docência
teacher training
teacher-student relationship
teaching mathematics
teaching
topic formação de professores
relação professor-aluno
ensino de matemática
docência
teacher training
teacher-student relationship
teaching mathematics
teaching
description Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por base a área de matemática. Para o entendimento de como esta relação foi construída, foram estudadas concepções de ensino da Matemática, visando auxiliar a compreensão do momento atual e tratados os principais aspectos inerentes à relação professor-aluno. Participaram da pesquisa quatro professores em atuação nos ensinos fundamental e médio e vinte futuros professores, alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Matemática, que responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas relativas aos diversos aspectos que compõem a relação professor-aluno. As falas dos professores e futuros professores enfatizam os aspectos relacionados e descrevem a importância do tema para a atividade docente, destacando a disciplina, a afetividade, a autoridade do professor e o conjunto dos conhecimentos técnico e pedagógico do professor para a relação professor-aluno. A pesquisa revelou, ainda, a importância do tema para o trabalho do professor e, também, a necessidade deste ser mais explorado nas licenciaturas e na formação contínua dos professores, principalmente na área de Matemática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-16
2022-02-16T18:12:03Z
2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15322
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415790210285568