Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albergaria, Bernardo da Palma A. Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/145183
Resumo: Nas últimas décadas, testemunhámos um enorme desenvolvimento da tecnologia. Este desenvolvimento alterou significativamente a forma como lidamos com as nossas tarefas diárias, sejam estas relativas a ocupação profissional ou lazer. A crescente utilização de dispositivos electrónicos de computação nas nossas tarefas diárias é acompanhada com um interesse, cada vez maior, em programação. Um dos impactos deste interesse em programação, na área do ensino, é o aparecimento de metodologias como o pensamento computacional, que visa aplicar a metodologia de solução de problemas de programação noutros problemas mais genéricos ou noutras áreas fora do contexto das ciências da computação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas plataformas para ajudar os utilizadores a cultivar o pensamento computacional e técnicas de programação, algumas delas utilizando programação por blocos. Programação por blocos tornou-se uma forma para introduzir pensamento computacional e técnicas de programação, apresentando ambientes apelativos e intuitivos para resolver problemas. Uma desvantagem presente nas plataformas mais utilizadas é não permitirem a criação de novas actividades de programação, isto é, exercicios de programação. Neste documento apresenta-se uma aplicação web Bricks que sirva de ferramenta de apoio a aulas e que permita que sejam criadas actividades de programação por blocos de uma forma simples. A possibilidade de criação de actividades de programação beneficia professores e alunos, permitindo aos primeiros criar conteúdos que encaixem exactamente com os seus programas escolares e, em simultâneo, fornecendo aos segundos um ambiente apelativo onde podem realizar as actividades de programação. Estas actividades de programação têm como finalidade estimular o pensamento computacional e introduzir conceitos básicos de programação aos utilizadores.
id RCAP_b4ba596ea9cbe57c607a91b1d87ce21f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/145183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programaçãoAmbientes de AprendizagemProgramação por BlocosActividades de ProgramaçãoPensamento ComputacionalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNas últimas décadas, testemunhámos um enorme desenvolvimento da tecnologia. Este desenvolvimento alterou significativamente a forma como lidamos com as nossas tarefas diárias, sejam estas relativas a ocupação profissional ou lazer. A crescente utilização de dispositivos electrónicos de computação nas nossas tarefas diárias é acompanhada com um interesse, cada vez maior, em programação. Um dos impactos deste interesse em programação, na área do ensino, é o aparecimento de metodologias como o pensamento computacional, que visa aplicar a metodologia de solução de problemas de programação noutros problemas mais genéricos ou noutras áreas fora do contexto das ciências da computação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas plataformas para ajudar os utilizadores a cultivar o pensamento computacional e técnicas de programação, algumas delas utilizando programação por blocos. Programação por blocos tornou-se uma forma para introduzir pensamento computacional e técnicas de programação, apresentando ambientes apelativos e intuitivos para resolver problemas. Uma desvantagem presente nas plataformas mais utilizadas é não permitirem a criação de novas actividades de programação, isto é, exercicios de programação. Neste documento apresenta-se uma aplicação web Bricks que sirva de ferramenta de apoio a aulas e que permita que sejam criadas actividades de programação por blocos de uma forma simples. A possibilidade de criação de actividades de programação beneficia professores e alunos, permitindo aos primeiros criar conteúdos que encaixem exactamente com os seus programas escolares e, em simultâneo, fornecendo aos segundos um ambiente apelativo onde podem realizar as actividades de programação. Estas actividades de programação têm como finalidade estimular o pensamento computacional e introduzir conceitos básicos de programação aos utilizadores.In the past few decades, we have witnessed a tremendous progress in the evolution of technology. This evolution changed how we perform a great number of tasks on our daily basis, both for work and leisure. Electronic devices have become increassingly more present in our daily tasks which has, over the last decades, also increased the interest in programming. This rise in intrest in programming impacted in certain areas of expertise such as education, where certain methodologies like computiational thinking, which applies the programming methodology for problem solving to either more generic problems or even problems beyond computational science’s scope, have come into existence. In the last few years, many platforms have been created to help users develop computational thinking and programming skills, using block programming. Block programming has become a standard for introducing these skills, presenting attractive and intuitive settings to solve exercises. A major disadvantage presented by the most commonly used platforms is the lack of support for instructors to create their own programming activities or exercises. In this dissertation, we propose a platform to allow users to create programming activities without much prior expertise. The creation of custom programming activities benefits both teachers and students alike, enabling teachers to create content to fit their exact planned program and presenting learners with more custom study materials and providing students with an appealing and intuitive environment where they can preform programming activities. These activities aim to stimulate computational thinking while introducing basic programming knowledge to users.Barbosa, FernandaMorgado, CarmenRUNAlbergaria, Bernardo da Palma A. Soares de2022-11-03T14:23:51Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/145183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:25:19Zoai:run.unl.pt:10362/145183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:56.723212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
title Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
spellingShingle Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
Albergaria, Bernardo da Palma A. Soares de
Ambientes de Aprendizagem
Programação por Blocos
Actividades de Programação
Pensamento Computacional
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
title_full Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
title_fullStr Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
title_full_unstemmed Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
title_sort Ambiente de desenvolvimento para criação de actividades de programação
author Albergaria, Bernardo da Palma A. Soares de
author_facet Albergaria, Bernardo da Palma A. Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Fernanda
Morgado, Carmen
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Albergaria, Bernardo da Palma A. Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes de Aprendizagem
Programação por Blocos
Actividades de Programação
Pensamento Computacional
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Ambientes de Aprendizagem
Programação por Blocos
Actividades de Programação
Pensamento Computacional
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Nas últimas décadas, testemunhámos um enorme desenvolvimento da tecnologia. Este desenvolvimento alterou significativamente a forma como lidamos com as nossas tarefas diárias, sejam estas relativas a ocupação profissional ou lazer. A crescente utilização de dispositivos electrónicos de computação nas nossas tarefas diárias é acompanhada com um interesse, cada vez maior, em programação. Um dos impactos deste interesse em programação, na área do ensino, é o aparecimento de metodologias como o pensamento computacional, que visa aplicar a metodologia de solução de problemas de programação noutros problemas mais genéricos ou noutras áreas fora do contexto das ciências da computação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas plataformas para ajudar os utilizadores a cultivar o pensamento computacional e técnicas de programação, algumas delas utilizando programação por blocos. Programação por blocos tornou-se uma forma para introduzir pensamento computacional e técnicas de programação, apresentando ambientes apelativos e intuitivos para resolver problemas. Uma desvantagem presente nas plataformas mais utilizadas é não permitirem a criação de novas actividades de programação, isto é, exercicios de programação. Neste documento apresenta-se uma aplicação web Bricks que sirva de ferramenta de apoio a aulas e que permita que sejam criadas actividades de programação por blocos de uma forma simples. A possibilidade de criação de actividades de programação beneficia professores e alunos, permitindo aos primeiros criar conteúdos que encaixem exactamente com os seus programas escolares e, em simultâneo, fornecendo aos segundos um ambiente apelativo onde podem realizar as actividades de programação. Estas actividades de programação têm como finalidade estimular o pensamento computacional e introduzir conceitos básicos de programação aos utilizadores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03T14:23:51Z
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/145183
url http://hdl.handle.net/10362/145183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138111701123072