O papel da comunicação de crise nas redes sociais durante a pandemia da COVID-19. Estudo de caso: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21651 |
Resumo: | Uma crise pode emergir no seio de uma instituição ou partir de um contexto externo, afetando as suas práticas e o seu posicionamento junto dos públicos internos e externos. A partir de 31 de dezembro de 2019, a pandemia da COVID-19 foi oficialmente confirmada como uma crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, após a divulgação de casos sucessivos de pneumonia viral na cidade de Wuhan, China. Considerando que as instituições de ensino superior (IES) não estão livres de serem afetadas por uma crise, e tendo a consciência de que estes tipos de ocorrências são suscetíveis de acontecer, a pandemia foi ainda mais complexa de gerir do ponto de vista da comunicação, não só pelo seu caráter inesperado como pelo distanciamento social que teve que ser adotado, obrigando as IES a assumirem tomadas de decisão céleres. Neste contexto, foi inevitável efetuar uma reflexão sobre a seguinte questão: o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) estava ou não realmente preparado para enfrentar a crise pandémica do ponto de vista da comunicação de crise nas redes sociais, considerando que o contexto obrigou ao distanciamento social súbito, exigindo decisões rápidas e estratégicas por parte da IES? Face a uma crise que promoveu a disseminação diária de inúmeras informações provenientes de fontes oficiais e não oficiais, as IES tiveram de adaptar as suas estratégias de gestão de crise a uma nova realidade, de índole volátil, e as redes sociais surgiram neste panorama como uma ferramenta útil de comunicação. Considerando que este cenário serviu e continua a servir de experiência para melhorar os planos de comunicação institucionais, o presente estudo de caso, que terá como base os modelos CERC, SCCT, SMCC, SMPC e Stealing Thunder, procura analisar a forma como o ISCAP utilizou as redes sociais para comunicar com os seus públicos em dois intervalos temporais que abarcam as fases de pré-crise, crise e pós-crise: março e maio de 2020 e março e maio de 2021. Os resultados obtidos da comparação das estratégias aplicadas nestes intervalos serão relevantes para aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de crise nas redes sociais, quando aplicadas a uma situação de risco. |
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O papel da comunicação de crise nas redes sociais durante a pandemia da COVID-19. Estudo de caso: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)Comunicação de criseRedes sociaisCOVID-19ISCAPCrisis communicationSocial mediaGestãoUma crise pode emergir no seio de uma instituição ou partir de um contexto externo, afetando as suas práticas e o seu posicionamento junto dos públicos internos e externos. A partir de 31 de dezembro de 2019, a pandemia da COVID-19 foi oficialmente confirmada como uma crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, após a divulgação de casos sucessivos de pneumonia viral na cidade de Wuhan, China. Considerando que as instituições de ensino superior (IES) não estão livres de serem afetadas por uma crise, e tendo a consciência de que estes tipos de ocorrências são suscetíveis de acontecer, a pandemia foi ainda mais complexa de gerir do ponto de vista da comunicação, não só pelo seu caráter inesperado como pelo distanciamento social que teve que ser adotado, obrigando as IES a assumirem tomadas de decisão céleres. Neste contexto, foi inevitável efetuar uma reflexão sobre a seguinte questão: o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) estava ou não realmente preparado para enfrentar a crise pandémica do ponto de vista da comunicação de crise nas redes sociais, considerando que o contexto obrigou ao distanciamento social súbito, exigindo decisões rápidas e estratégicas por parte da IES? Face a uma crise que promoveu a disseminação diária de inúmeras informações provenientes de fontes oficiais e não oficiais, as IES tiveram de adaptar as suas estratégias de gestão de crise a uma nova realidade, de índole volátil, e as redes sociais surgiram neste panorama como uma ferramenta útil de comunicação. Considerando que este cenário serviu e continua a servir de experiência para melhorar os planos de comunicação institucionais, o presente estudo de caso, que terá como base os modelos CERC, SCCT, SMCC, SMPC e Stealing Thunder, procura analisar a forma como o ISCAP utilizou as redes sociais para comunicar com os seus públicos em dois intervalos temporais que abarcam as fases de pré-crise, crise e pós-crise: março e maio de 2020 e março e maio de 2021. Os resultados obtidos da comparação das estratégias aplicadas nestes intervalos serão relevantes para aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de crise nas redes sociais, quando aplicadas a uma situação de risco.A crisis can emerge within an organization or from an external context, affecting its practices and its position with internal and external audiences. COVID-19, caused by the new coronavirus SARS-CoV-2, was officially announced as a public health crisis on December 31st, 2019, after reports of several cases of viral pneumonia in Wuhan, China. Considering that higher education institutions (HEI) are not free from being affected by a crisis and being aware that these types of events are likely to happen, the pandemic was even more complex to manage from a communication perspective, not only because of its unexpected nature but also because of the social distance that had to be adopted, forcing HEI to make quick decisions. In this context, it was inevitable to reflect on the following question: was or wasn´t the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) really prepared to face a pandemic from the point of view of crisis communication management on social media, considering that it forced sudden social distancing, demanding quick decisions and strategic thinking by the institution? Faced with a type of crisis that contributed to the rise of a significant amount of information coming from official and unofficial sources, HEI had to adapt their crisis management strategies to a new reality that was more volatile, and social media emerged in this scenario as a useful communication tool. Considering that the pandemic helped and continues to help improve communication plans among HEI, this study case, which will be based on models such as CERC, SCCT, SMCC, SMPC, and Stealing Thunder, seeks to analyze how ISCAP used social media to communicate with its audiences in two intervals that cover the pre-crisis, crisis, and post-crisis phases, namely: March and May 2020 and March and May 2021. The results obtained from the comparison of strategies applied in these intervals will be relevant to deepening the knowledge of crisis communication on social media when applied to a risk situation.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPeña, Katherine Irene de Oliveira2023-01-18T15:03:09Z2022-11-282022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21651TID:203180011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:42.101403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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