Influência da ordem dos exercícios na perceção subjetiva de esforço, em jovens adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6863 |
Resumo: | O objetivo deste relatório é retratar o nosso processo de formação, que foi conduzido pela reflexão e evolução à qual estivemos sujeitos durante este ano de estágio como professores de Educação Física. Este relatório aborda o enquadramento pessoal e contextual, tarefas de estágio de ensino/aprendizagem, tarefas de estágio de relação escola-meio e por último tarefas de estágio de extensão à comunidade. Em cada uma das áreas são referidas todas as competências envolvidas, as dificuldades sentidas e as estratégias adotadas para a sua resolução. É parte integrante deste relatório uma investigação levada a cabo durante o percurso de estágio. Com efeito, foi efetuado um estudo no âmbito do segundo ano de mestrado – “2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário”. Através da sua realização, tivemos oportunidade de compreender a relevância da investigação como atitude na profissão docente. São vários os estudos que apontam para os benefícios do treino de força, em jovens adolescentes. Deste modo, usando uma amostra constituída por 9 jovens adolescentes do sexo masculino, todos com 16 anos de idade, tivemos por objetivo verificar a influência da ordem dos exercícios de treino de força na perceção subjetiva de esforço e analisar a perceção subjetiva de esforço nas duas ordens de exercícios adotadas. Os resultados mostraram que as duas ordens de exercícios adotadas não influíram significativamente na perceção subjetiva de esforço. A redação que se pretende encetar deve ser entendida como um processo de reflexão eminentemente pessoal, veículo de transmissão de factos e pareceres subjacentes ao desenrolar do Estágio Pedagógico. |
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