Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Oliveira Costa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14631
Resumo: Vivemos num mundo linguística e culturalmente diversificado, sendo pertinente consciencializar as crianças, desde cedo, para a importância deste fenómeno. Neste âmbito, vários estudos têm mostrado como a sensibilização à diversidade linguística possibilita o desenvolvimento da consciencialização linguística, bem como a formação de atitudes de abertura e de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias desempenham um papel fundamental no quotidiano das crianças, também os quadros interativos, suporte de natureza tecnológica, podem favorecer o processo de aprendizagem. Estes proporcionam uma maior interatividade, promovem um maior envolvimento das crianças e despertam a capacidade de concentração. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma podemos sensibilizar as crianças à diversidade linguística, recorrendo ao quadro interativo, partindo de um conto em formato digital. Como pretendíamos atender ao significado dos fenómenos educativos observados, podemos afirmar que o nosso estudo se insere numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo utilizado instrumentos de recolha de dados como a observação direta, o registo de videogravação, as notas de campo, o inquérito por questionário e as fichas de registo das crianças. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que o contacto precoce das crianças com uma multiplicidade de línguas, permite o desenvolvimento de uma consciência linguística através da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, através do recurso ao quadro interativo e da abordagem a um conto, verificámos um maior envolvimento na realização das atividades, por parte das crianças, possibilitando a aquisição de conhecimentos tecnológicos, assim como literácitos.
id RCAP_b52c3f507ced6ed3bd5da0f0c08bfc7c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativoEducação pré-escolarDiversidade linguísticaDesenvolvimento das criançasContoQuadros interactivosVivemos num mundo linguística e culturalmente diversificado, sendo pertinente consciencializar as crianças, desde cedo, para a importância deste fenómeno. Neste âmbito, vários estudos têm mostrado como a sensibilização à diversidade linguística possibilita o desenvolvimento da consciencialização linguística, bem como a formação de atitudes de abertura e de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias desempenham um papel fundamental no quotidiano das crianças, também os quadros interativos, suporte de natureza tecnológica, podem favorecer o processo de aprendizagem. Estes proporcionam uma maior interatividade, promovem um maior envolvimento das crianças e despertam a capacidade de concentração. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma podemos sensibilizar as crianças à diversidade linguística, recorrendo ao quadro interativo, partindo de um conto em formato digital. Como pretendíamos atender ao significado dos fenómenos educativos observados, podemos afirmar que o nosso estudo se insere numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo utilizado instrumentos de recolha de dados como a observação direta, o registo de videogravação, as notas de campo, o inquérito por questionário e as fichas de registo das crianças. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que o contacto precoce das crianças com uma multiplicidade de línguas, permite o desenvolvimento de uma consciência linguística através da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, através do recurso ao quadro interativo e da abordagem a um conto, verificámos um maior envolvimento na realização das atividades, por parte das crianças, possibilitando a aquisição de conhecimentos tecnológicos, assim como literácitos.Nowadays in a world of many languages and cultures, there is a need for making children aware of languages and it’s diversity importance quite early. In this context, some studies have been showing how awakening to languages enables the development of language awareness, as well as attitude of openness and respect for the Other. On the other hand, when technology plays a major role in a child's daily life, the interactive whiteboards, supporting this technology, may also promote the learning process. They provide greater interactivity, promote a higher commitment of children and awake the capacity to concentrate. The main target of this study has been to understand how can we awake children to languages, by using interactive whiteboards, starting with a story in a electronic form. We wanted to follow the meaning of the observed educational events, we may say that our study belongs to the category of qualitative research, with action-research characteristics. We have used several tools to collect data such as direct observation, video-recording, field notes, questionnaire survey and the children’s sheets. The results allowed us to conclude that children’s early contact with multiple languages enables the development of language awareness, through the identification and comparison of different languages. Additionally, by using the interactive whiteboard and the story approach, we could see children's higher commitment In performing activities, making them get technological knowledge, as well as literacy.Universidade de Aveiro2015-09-04T13:39:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14631TID:201585081porSilva, Maria João Oliveira Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:47Zoai:ria.ua.pt:10773/14631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:10.682111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
title Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
spellingShingle Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
Silva, Maria João Oliveira Costa e
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Conto
Quadros interactivos
title_short Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
title_full Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
title_fullStr Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
title_full_unstemmed Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
title_sort Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo
author Silva, Maria João Oliveira Costa e
author_facet Silva, Maria João Oliveira Costa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Oliveira Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Conto
Quadros interactivos
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Desenvolvimento das crianças
Conto
Quadros interactivos
description Vivemos num mundo linguística e culturalmente diversificado, sendo pertinente consciencializar as crianças, desde cedo, para a importância deste fenómeno. Neste âmbito, vários estudos têm mostrado como a sensibilização à diversidade linguística possibilita o desenvolvimento da consciencialização linguística, bem como a formação de atitudes de abertura e de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias desempenham um papel fundamental no quotidiano das crianças, também os quadros interativos, suporte de natureza tecnológica, podem favorecer o processo de aprendizagem. Estes proporcionam uma maior interatividade, promovem um maior envolvimento das crianças e despertam a capacidade de concentração. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma podemos sensibilizar as crianças à diversidade linguística, recorrendo ao quadro interativo, partindo de um conto em formato digital. Como pretendíamos atender ao significado dos fenómenos educativos observados, podemos afirmar que o nosso estudo se insere numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo utilizado instrumentos de recolha de dados como a observação direta, o registo de videogravação, as notas de campo, o inquérito por questionário e as fichas de registo das crianças. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que o contacto precoce das crianças com uma multiplicidade de línguas, permite o desenvolvimento de uma consciência linguística através da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, através do recurso ao quadro interativo e da abordagem a um conto, verificámos um maior envolvimento na realização das atividades, por parte das crianças, possibilitando a aquisição de conhecimentos tecnológicos, assim como literácitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-04T13:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14631
TID:201585081
url http://hdl.handle.net/10773/14631
identifier_str_mv TID:201585081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552231301120