Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38343
Resumo: Numa sociedade marcada pela globalização e pela diversidade linguística e cultural, importa sensibilizar as crianças, desde cedo, para a importância desta realidade. Vários estudos demonstram que o trabalho de sensibilização para a diversidade linguística tem contribuído positivamente para a consciencialização da diversidade e para a formação de atitudes de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias fazem parte do quotidiano das crianças e são vistas como um meio facilitador da aprendizagem, também o conto digital no quadro interativo pode contribuir neste processo, proporcionando uma maior interatividade e envolvimento das crianças nas atividades. O objetivo do estudo que aqui se apresenta é verificar se o uso do conto digital, recorrendo ao quadro interativo, permite sensibilizar para a diversidade linguística, no pré-escolar. O nosso estudo enquadra-se numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, uma vez que pretendíamos analisar o significado dos fenómenos educativos observados em diferentes momentos. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta, transcrição de videogravação de atividades, notas de campo e fichas de registo das crianças. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo das interações das crianças demonstram que o contacto precoce com as línguas propiciou o desenvolvimento da consciência linguística das crianças, a partir da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, a integração do quadro interativo neste projeto, juntamente com a abordagem de um conto, permitiu-nos verificar um maior envolvimento das crianças na realização das propostas, possibilitando o desenvolvimento da literacia e de competências tecnológicas.
id RCAP_843eb25a1b55796ce67b6a72b9ad4084
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38343
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolarSensibilização à diversidade linguísticaQuadro interativoNarrativa digitalEducação pré-escolarNuma sociedade marcada pela globalização e pela diversidade linguística e cultural, importa sensibilizar as crianças, desde cedo, para a importância desta realidade. Vários estudos demonstram que o trabalho de sensibilização para a diversidade linguística tem contribuído positivamente para a consciencialização da diversidade e para a formação de atitudes de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias fazem parte do quotidiano das crianças e são vistas como um meio facilitador da aprendizagem, também o conto digital no quadro interativo pode contribuir neste processo, proporcionando uma maior interatividade e envolvimento das crianças nas atividades. O objetivo do estudo que aqui se apresenta é verificar se o uso do conto digital, recorrendo ao quadro interativo, permite sensibilizar para a diversidade linguística, no pré-escolar. O nosso estudo enquadra-se numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, uma vez que pretendíamos analisar o significado dos fenómenos educativos observados em diferentes momentos. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta, transcrição de videogravação de atividades, notas de campo e fichas de registo das crianças. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo das interações das crianças demonstram que o contacto precoce com as línguas propiciou o desenvolvimento da consciência linguística das crianças, a partir da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, a integração do quadro interativo neste projeto, juntamente com a abordagem de um conto, permitiu-nos verificar um maior envolvimento das crianças na realização das propostas, possibilitando o desenvolvimento da literacia e de competências tecnológicas.In a society marked by globalization and linguistic and cultural diversity, it is impor tant to stimulate, as soon as possible, the children’s awareness to language and its diversity. Several studies repor ted the positive contribution of the awakening to language approaches for children’s awareness to diversity and respect towards the Other. On the other hand, in an era in which technologies are part of children’s daily life as simplifiers of the learning process, the digital narratives in interactive whiteboard can also be a contribute to this process, providing greater interaction and involvement during activities.The purpose of this study is to understand how we can awake pre-school children to linguistic diversity, using the interactive whiteboard star ting from stor ytelling. This study is par t of a qualitative research with action research characteristics, since we wanted to analyze the meaning of the educational phenomena observed at different moments. Several tools were used to collect data, such as direct observation, transcription of video-recordings, field notes and children’s drafts.The results of this project, obtained through content analysis of children’s interactions, demonstrate that the early contact with other languages allowed for the development of children’s linguistic awareness, based on the identification and comparison of different languages. In addition, the integration of the interactive whiteboard in this project with a digital short stor y allowed verifying a higher commitment of children in the realization of the proposals, enhancing the development of technological and literacy competences.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-04T13:57:07Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38343por1647-358210.34624/id.v10i2.11327Silva, Maria JoãoMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:51Zoai:ria.ua.pt:10773/38343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:48.928456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
title Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
spellingShingle Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
Silva, Maria João
Sensibilização à diversidade linguística
Quadro interativo
Narrativa digital
Educação pré-escolar
title_short Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
title_full Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
title_fullStr Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
title_sort Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
author Silva, Maria João
author_facet Silva, Maria João
Martins, Filomena
author_role author
author2 Martins, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João
Martins, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Sensibilização à diversidade linguística
Quadro interativo
Narrativa digital
Educação pré-escolar
topic Sensibilização à diversidade linguística
Quadro interativo
Narrativa digital
Educação pré-escolar
description Numa sociedade marcada pela globalização e pela diversidade linguística e cultural, importa sensibilizar as crianças, desde cedo, para a importância desta realidade. Vários estudos demonstram que o trabalho de sensibilização para a diversidade linguística tem contribuído positivamente para a consciencialização da diversidade e para a formação de atitudes de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias fazem parte do quotidiano das crianças e são vistas como um meio facilitador da aprendizagem, também o conto digital no quadro interativo pode contribuir neste processo, proporcionando uma maior interatividade e envolvimento das crianças nas atividades. O objetivo do estudo que aqui se apresenta é verificar se o uso do conto digital, recorrendo ao quadro interativo, permite sensibilizar para a diversidade linguística, no pré-escolar. O nosso estudo enquadra-se numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, uma vez que pretendíamos analisar o significado dos fenómenos educativos observados em diferentes momentos. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta, transcrição de videogravação de atividades, notas de campo e fichas de registo das crianças. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo das interações das crianças demonstram que o contacto precoce com as línguas propiciou o desenvolvimento da consciência linguística das crianças, a partir da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, a integração do quadro interativo neste projeto, juntamente com a abordagem de um conto, permitiu-nos verificar um maior envolvimento das crianças na realização das propostas, possibilitando o desenvolvimento da literacia e de competências tecnológicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01
2023-07-04T13:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38343
url http://hdl.handle.net/10773/38343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v10i2.11327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739759681536