Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Raquel Freire
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14605
Resumo: O jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades.
id RCAP_f36b2c9dce69bd63db06e758cf5ed897
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogoEducação pré-escolarDiversidade linguísticaQuadros interactivosJogos infantisComportamento lúdico infantilDesenvolvimento das criançasLiteracia digitalO jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades.The game is part of everyday’s life of the child and it’s an integral part of their cognitive, socio-affective and psychomotor development. Given that our goal is to promote awareness to linguistic diversity, we understand that it is important to we use recreational activities as a teaching strategy. Nowadays children are born in a world where technological evolution and linguistic heterogeneity are most evident and where information is shared astonishingly fast. We believe awareness to linguistic diversity should be implemented since preschool from a biological standpoint, the nervous system's structures are prepared to adapt adequately to the society the child lives in. This study aims to compare the results of awareness to linguistic diversity between using games on a interactive whiteboard and games with manipulable material. This is a qualitative study with action-research methodology and was carried out as part of an educational project that took place in a classroom of preschoolers in the municipality of Ílhavo. The data collected through direct observation, video recordings, children’s school work and fieldnotes and provided us with evidence that children, when in contact with foreign languages, manage do identify the meaning of listened sounds they have listened when they find similarities between different languages. With time, the ability to identify an unknown language between several foreign ones increases. We also found that, in this particular group of children, there was a slight advantage on using games on the interactive whiteboard for developing awareness to linguistic diversity. However, we must not underestimate the significance of manipulable materials used in games with teaching purposes. In fact, games were shown to be a facilitating strategy regardless of the equipment used.Universidade de Aveiro2015-09-02T15:32:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14605TID:201590379porDias, Raquel Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:43Zoai:ria.ua.pt:10773/14605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.420366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
title Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
spellingShingle Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
Dias, Raquel Freire
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Quadros interactivos
Jogos infantis
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
Literacia digital
title_short Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
title_full Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
title_fullStr Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
title_full_unstemmed Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
title_sort Despertar para as línguas na educação pré-escolar : o quadro interativo e o jogo
author Dias, Raquel Freire
author_facet Dias, Raquel Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Raquel Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Quadros interactivos
Jogos infantis
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
Literacia digital
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Quadros interactivos
Jogos infantis
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
Literacia digital
description O jogo faz parte do quotidiano da criança, intervindo no seu desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor. Sendo nosso objetivo promover a sensibilização à diversidade linguística (SDL) achámos importante usar o jogo como estratégia didática. As crianças de hoje nascem num mundo onde a evolução tecnológica e a heterogeneidade linguística são realidades que assumem importância cada vez maior. A SDL deve ser feita a partir do pré-escolar, uma vez que a nível biológico as estruturas do sistema nervoso estão preparadas para se adaptarem de forma adequada à sociedade em que a criança vive. Neste trabalho pretendemos apresentar um estudo comparativo na área da SDL recorrendo a jogos no quadro interativo multimédia e aos mesmos jogos usando material manipulável. A natureza deste estudo de investigação é qualitativa, com características de investigação-ação e foi desenvolvido no âmbito de um projeto pedagógico-didático que decorreu com crianças de uma sala de educação pré-escolar, do concelho de Ílhavo. Os dados recolhidos a partir de observação direta, das videogravações, dos trabalhos das crianças e das nossas notas de campo fornecem pistas que nos levam a acreditar que as crianças ao contactarem com diversas línguas estrangeiras acabam por identificar o significado de sons que ouvem quando encontram semelhanças entre línguas diferentes. Com o tempo a capacidade de identificação de uma língua desconhecida entre várias línguas estrangeiras aumenta. Verificámos, neste grupo de crianças, que apesar da tendência dos resultados indicarem uma ligeira vantagem para a eficácia da SDL jogando através do QIM, não podemos desprezar a importância do jogo para a SDL quando se usam materiais manipuláveis. As crianças referem, no entanto, sentir mais gratificação quando jogam no QIM. Em todo o caso, o jogo mostrou-se uma estratégia facilitadora nas duas modalidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-02T15:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14605
TID:201590379
url http://hdl.handle.net/10773/14605
identifier_str_mv TID:201590379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137551680798720