Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2913 |
Resumo: | Dada a heterogeneidade de alunos existente em qualquer turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideramos fundamental proporcionar momentos de aprendizagem personalizada e elaborar trajetórias de aprendizagem ajustadas às especificidades de cada aluno, que possibilitem a todos aprender de forma eficaz, de acordo com as suas potencialidades e necessidades. O presente relatório de estágio resulta de um percurso de intervenção desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e reflete a experiência de ensino/aprendizagem desenvolvida numa turma de 1.º ano de escolaridade que foi sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade e características dos alunos que a constituíam. O estudo de natureza exploratória e com intencionalidade essencialmente descritiva efetuado pretendeu identificar princípios orientadores da planificação de atividades diferenciadas para a Matemática em 1.º Ciclo do ensino Básico, bem como práticas de diferenciação adotadas para o desenvolvimento dessas atividades numa turma do 1.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos apontam a valorização de práticas de diferenciação pedagógica interna ao nível de processos e conteúdos, orientadas pelos princípios da flexibilização, da intencionalidade e, em menor grau, do nível de organização da turma. |
id |
RCAP_b5369bc586c6a3a95daefa1fbda19e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2913 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico 1º cicloMatemáticaDiferenciação pedagógicaPrática de ensino supervisionadaDada a heterogeneidade de alunos existente em qualquer turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideramos fundamental proporcionar momentos de aprendizagem personalizada e elaborar trajetórias de aprendizagem ajustadas às especificidades de cada aluno, que possibilitem a todos aprender de forma eficaz, de acordo com as suas potencialidades e necessidades. O presente relatório de estágio resulta de um percurso de intervenção desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e reflete a experiência de ensino/aprendizagem desenvolvida numa turma de 1.º ano de escolaridade que foi sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade e características dos alunos que a constituíam. O estudo de natureza exploratória e com intencionalidade essencialmente descritiva efetuado pretendeu identificar princípios orientadores da planificação de atividades diferenciadas para a Matemática em 1.º Ciclo do ensino Básico, bem como práticas de diferenciação adotadas para o desenvolvimento dessas atividades numa turma do 1.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos apontam a valorização de práticas de diferenciação pedagógica interna ao nível de processos e conteúdos, orientadas pelos princípios da flexibilização, da intencionalidade e, em menor grau, do nível de organização da turma.Given the heterogeneity of students existing in any class of the 1st Cycle of Primary Education, we consider essential to provide moments of personalized learning and elaborate learning trajectories adjusted to the specificities of each student, which enable everyone to learn effectively, according to their potential and needs. This internship report is the result of an intervention path developed in the Supervised Teaching Practice component of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Primary Education at the Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, and reflects a teaching and learning experience developed in a 1st grade class that was sustained in the development of pedagogical proposals adjusted to the diversity and characteristics of the students. The study of an exploratory nature and with essentially descriptive intentions carried out aimed to identify guiding principles of the planning of differentiated activities for mathematics in 1st Cycle of Primary education, as well as differentiation practices adopted for the development of these activities in a 1st grade class. The results obtained point to the valorization of practices of internal pedagogical differentiation in terms of processes and contents, guided by the principles of flexibility, intentionality and, at a minor extent, the level of class organization. Keywords: Mathematics, Pedagogical Differentiation, 1st Cycle of Primary Education, Supervised Teaching Practice2020-07-22T10:07:18Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-212020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2913TID:202501965porLobo, Joana Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:20Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:37.892181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico Lobo, Joana Patrícia Ensino básico 1º ciclo Matemática Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Lobo, Joana Patrícia |
author_facet |
Lobo, Joana Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Joana Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico 1º ciclo Matemática Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada |
topic |
Ensino básico 1º ciclo Matemática Diferenciação pedagógica Prática de ensino supervisionada |
description |
Dada a heterogeneidade de alunos existente em qualquer turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consideramos fundamental proporcionar momentos de aprendizagem personalizada e elaborar trajetórias de aprendizagem ajustadas às especificidades de cada aluno, que possibilitem a todos aprender de forma eficaz, de acordo com as suas potencialidades e necessidades. O presente relatório de estágio resulta de um percurso de intervenção desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e reflete a experiência de ensino/aprendizagem desenvolvida numa turma de 1.º ano de escolaridade que foi sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade e características dos alunos que a constituíam. O estudo de natureza exploratória e com intencionalidade essencialmente descritiva efetuado pretendeu identificar princípios orientadores da planificação de atividades diferenciadas para a Matemática em 1.º Ciclo do ensino Básico, bem como práticas de diferenciação adotadas para o desenvolvimento dessas atividades numa turma do 1.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos apontam a valorização de práticas de diferenciação pedagógica interna ao nível de processos e conteúdos, orientadas pelos princípios da flexibilização, da intencionalidade e, em menor grau, do nível de organização da turma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22T10:07:18Z 2020-07-21T00:00:00Z 2020-07-21 2020-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2913 TID:202501965 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2913 |
identifier_str_mv |
TID:202501965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632028876800 |