Estratégias de ensino diferenciadoras para aprendizagens matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3185 |
Resumo: | É inegável a existência de diferentes interesses, potencialidades, ritmos e dificuldades de aprendizagem nas salas de aula da atualidade, fatores que exigem a organização de propostas pedagógicas que, respeitando essa diversidade, auxiliem e motivem todos os alunos para a aprendizagem. A necessidade de aperfeiçoar e tornar mais eficientes os processos educacionais configura, assim, o conhecimento sobre estilos de aprendizagem como um recurso valioso na conceção de propostas promotoras de aprendizagens mais sólidas, significativas e de qualidade. O presente relatório de estágio ilustra um percurso investigativo desenvolvido em sede de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que foi desenvolvido em articulação com a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estabelecendo como principal finalidade a concretização de uma intervenção pedagógica motivadora de aprendizagem e de envolvimento nas tarefas desenvolvidas na disciplina de Matemática, a investigação de natureza qualitativa aqui descrita permitiu compreender a importância e/dos modos de aplicação de diferenciação pedagógica na Matemática, atendendo, sempre que exequível e nunca comprometendo a coesão grupal, às especificidades de cada aluno, com particular atenção nos estilos preferenciais de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6.º ano de escolaridade. Palavras-chave: Matemática; Diferenciação Pedagógica; 2.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada; Estilos de Aprendizagem |
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Estratégias de ensino diferenciadoras para aprendizagens matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaDiferenciação pedagógicaPrática de ensino supervisionadaEstilos de aprendizagemEnsino básico (2º ciclo) - 6º anoÉ inegável a existência de diferentes interesses, potencialidades, ritmos e dificuldades de aprendizagem nas salas de aula da atualidade, fatores que exigem a organização de propostas pedagógicas que, respeitando essa diversidade, auxiliem e motivem todos os alunos para a aprendizagem. A necessidade de aperfeiçoar e tornar mais eficientes os processos educacionais configura, assim, o conhecimento sobre estilos de aprendizagem como um recurso valioso na conceção de propostas promotoras de aprendizagens mais sólidas, significativas e de qualidade. O presente relatório de estágio ilustra um percurso investigativo desenvolvido em sede de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que foi desenvolvido em articulação com a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estabelecendo como principal finalidade a concretização de uma intervenção pedagógica motivadora de aprendizagem e de envolvimento nas tarefas desenvolvidas na disciplina de Matemática, a investigação de natureza qualitativa aqui descrita permitiu compreender a importância e/dos modos de aplicação de diferenciação pedagógica na Matemática, atendendo, sempre que exequível e nunca comprometendo a coesão grupal, às especificidades de cada aluno, com particular atenção nos estilos preferenciais de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6.º ano de escolaridade. Palavras-chave: Matemática; Diferenciação Pedagógica; 2.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada; Estilos de Aprendizagem2023-01-02T14:30:23Z2022-07-21T00:00:00Z2022-07-212022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3185TID:203135032porFerreira, Sofia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:28Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.141641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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É inegável a existência de diferentes interesses, potencialidades, ritmos e dificuldades de aprendizagem nas salas de aula da atualidade, fatores que exigem a organização de propostas pedagógicas que, respeitando essa diversidade, auxiliem e motivem todos os alunos para a aprendizagem. A necessidade de aperfeiçoar e tornar mais eficientes os processos educacionais configura, assim, o conhecimento sobre estilos de aprendizagem como um recurso valioso na conceção de propostas promotoras de aprendizagens mais sólidas, significativas e de qualidade. O presente relatório de estágio ilustra um percurso investigativo desenvolvido em sede de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que foi desenvolvido em articulação com a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estabelecendo como principal finalidade a concretização de uma intervenção pedagógica motivadora de aprendizagem e de envolvimento nas tarefas desenvolvidas na disciplina de Matemática, a investigação de natureza qualitativa aqui descrita permitiu compreender a importância e/dos modos de aplicação de diferenciação pedagógica na Matemática, atendendo, sempre que exequível e nunca comprometendo a coesão grupal, às especificidades de cada aluno, com particular atenção nos estilos preferenciais de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6.º ano de escolaridade. Palavras-chave: Matemática; Diferenciação Pedagógica; 2.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada; Estilos de Aprendizagem |
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