Estratégias de ensino diferenciadoras para aprendizagens matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sofia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3185
Resumo: É inegável a existência de diferentes interesses, potencialidades, ritmos e dificuldades de aprendizagem nas salas de aula da atualidade, fatores que exigem a organização de propostas pedagógicas que, respeitando essa diversidade, auxiliem e motivem todos os alunos para a aprendizagem. A necessidade de aperfeiçoar e tornar mais eficientes os processos educacionais configura, assim, o conhecimento sobre estilos de aprendizagem como um recurso valioso na conceção de propostas promotoras de aprendizagens mais sólidas, significativas e de qualidade. O presente relatório de estágio ilustra um percurso investigativo desenvolvido em sede de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, que foi desenvolvido em articulação com a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estabelecendo como principal finalidade a concretização de uma intervenção pedagógica motivadora de aprendizagem e de envolvimento nas tarefas desenvolvidas na disciplina de Matemática, a investigação de natureza qualitativa aqui descrita permitiu compreender a importância e/dos modos de aplicação de diferenciação pedagógica na Matemática, atendendo, sempre que exequível e nunca comprometendo a coesão grupal, às especificidades de cada aluno, com particular atenção nos estilos preferenciais de aprendizagem dos alunos de uma turma de 6.º ano de escolaridade. Palavras-chave: Matemática; Diferenciação Pedagógica; 2.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada; Estilos de Aprendizagem
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