A interação na expressão escrita nas aulas de ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27555 |
Resumo: | Relatório de estágio sobre a interação na expressão escrita nas aulas de ELE apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_b53923f1c32b9be8edbb21511292482c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/27555 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELEInteração escritaExpressão escritaAprendizagemAtividadesInteracciónExpresión escritaAprendizajeRelatório de estágio sobre a interação na expressão escrita nas aulas de ELE apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.O presente relatório de estágio tem como objetivo fulcral a análise da interação na expressão escrita nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Após uma abordagem relativa ao contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e de uma reflexão sobre essa mesma Prática, analisaremos de que forma a interação na expressão escrita poderá ser uma mais-valia para os alunos aquando da aprendizagem de ELE. Por isso, reconhecemos a aula como um espaço privilegiado de interação, daremos conta dos diferentes tipos de interação e apresentaremos algumas atividades que se podem desenvolver neste âmbito. A aplicação de algumas atividades de interação na expressão escrita durante a Prática Pedagógica Supervisionada, e que também descrevemos na parte final deste relatório, não é mais do que a experimentação prática das diferentes teorias apresentadas no tema monográfico. Defendemos, portanto, um ensino-aprendizagem da interação na expressão escrita assente numa perspetiva processual e que forneça aos discentes as ferramentas necessárias para comunicarem em diferentes situações com as quais se possam deparar no contexto real de uso da língua.Esta memoria sobre la Práctica Pedagógica Supervisada tiene como primer objetivo el análisis de la interacción en la expresión escrita en el aula de Español como Lengua Extranjera (ELE). Tras el abordaje al contexto de la Práctica Pedagógica Supervisada y una reflexión sobre la misma, analizaremos de qué forma la interacción en la expresión escrita podrá ser una ayuda imprescidible para los alumnos que aprenden ELE. Por eso, entendemos el aula como un espacio privilegiado de interacción y en este trabajo daremos cuenta de los diferentes tipos de interacción, así como, también, presentaremos algunas actividades que se pueden desarrollar en este ámbito. La aplicación de algunas de las actividades de interacción en la expresión escrita durante la Práctica Pedagógica Supervisada, que describimos al final de esta memoria, no es más que la experimentación práctica de las diferentes teorías presentadas en el tema monográfico. Defendemos, por lo tanto, una enseñanza-aprendizaje de la interacción en la expresión escrita, basada en una perspectiva procesual y que proporcione a los alumnos las herramientas necesarias para que comuniquen en distintas situaciones con las que se puedan deparar en un contexto real del uso de la lengua.2014-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPARREIRA, Rui Sérgio Grácio - A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27555http://hdl.handle.net/10316/27555PARREIRA, Rui Sérgio Grácio - A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27555http://hdl.handle.net/10316/27555TID:201519631porParreira, Rui Sérgio Grácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:08.416103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
title |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
spellingShingle |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE Parreira, Rui Sérgio Grácio Interação escrita Expressão escrita Aprendizagem Atividades Interacción Expresión escrita Aprendizaje |
title_short |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
title_full |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
title_fullStr |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
title_full_unstemmed |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
title_sort |
A interação na expressão escrita nas aulas de ELE |
author |
Parreira, Rui Sérgio Grácio |
author_facet |
Parreira, Rui Sérgio Grácio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parreira, Rui Sérgio Grácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação escrita Expressão escrita Aprendizagem Atividades Interacción Expresión escrita Aprendizaje |
topic |
Interação escrita Expressão escrita Aprendizagem Atividades Interacción Expresión escrita Aprendizaje |
description |
Relatório de estágio sobre a interação na expressão escrita nas aulas de ELE apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PARREIRA, Rui Sérgio Grácio - A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27555 http://hdl.handle.net/10316/27555 PARREIRA, Rui Sérgio Grácio - A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27555 http://hdl.handle.net/10316/27555 TID:201519631 |
identifier_str_mv |
PARREIRA, Rui Sérgio Grácio - A interação na expressão escrita nas aulas de ELE. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27555 TID:201519631 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/27555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133702755713024 |