Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Tania Mara Galli
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa, Hartmann, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98943
Resumo: A escrita é a forma majoritariamente utilizada para produção e divulgação de conhecimentos. O seu papel na comunicação já é um consenso. No que diz respeito à sua parte na criação, entretanto, a escrita abre um campo de possibilidades das quais a universidade faz um aproveitamento, no mínimo, exíguo. Este artigo pretende adentrar um espaço de diluição das figuras tradicionais da escrita – como o eu que escreve e os regimes imutáveis de significação – a fim de espreitar a expressão, com a crença na possibilidade de reunir as funções da ciência com os afectos da escritura. A contribuição à escrita acadêmica assemelha-se, então, a um sopro de inesperado quando tudo parece estar demasiado claro. É o aparecimento de inúmeras possibilidades de experiências com a palavra, através das quais o escrever acadêmico pode investigar suas zonas informes.
id UFRGS-2_1daedae1952bae41fa83d63cca3ecf3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Tania Mara GalliZucolotto, Marcele Pereira da RosaHartmann, Sara2014-07-30T02:04:30Z20121413-7372http://hdl.handle.net/10183/98943000891467A escrita é a forma majoritariamente utilizada para produção e divulgação de conhecimentos. O seu papel na comunicação já é um consenso. No que diz respeito à sua parte na criação, entretanto, a escrita abre um campo de possibilidades das quais a universidade faz um aproveitamento, no mínimo, exíguo. Este artigo pretende adentrar um espaço de diluição das figuras tradicionais da escrita – como o eu que escreve e os regimes imutáveis de significação – a fim de espreitar a expressão, com a crença na possibilidade de reunir as funções da ciência com os afectos da escritura. A contribuição à escrita acadêmica assemelha-se, então, a um sopro de inesperado quando tudo parece estar demasiado claro. É o aparecimento de inúmeras possibilidades de experiências com a palavra, através das quais o escrever acadêmico pode investigar suas zonas informes.Writing is the most commonly used form in production and dissemination of knowledge. Its role in communication is already a consensus. Regarding to its part in creation; however, writing unfolds to a vast range of possibilities, of which the university usage is, at least, meager. This article aims at entering a space of dilution of the traditional figures of writing – for instance, the “I” that writes and the immutable systems of meaning – in order to stalk the expression, with the belief in the possibility of merging functions of science and the affection of writing. The contribution to academic writing resembles, thus, to an unexpected blow, when everything seems too settled. It is the appearing of innumerous opportunities of experience with words, through which the academic writing can investigate its own shapeless areas.La escritura es la forma principal utilizada para la producción y difusión de conocimientos. Su papel en la comunicación es ya un consenso. Por su parte en la creación, sin embargo, la escritura se abre a un campo de posibilidades que la Universidad hace una recuperación al menos escasa. Este artículo pretende introducir un espacio de diluición de las figuras tradicionales de escritura – como el yo que escribe y los regímenes inmutables de significado – a fin de escuchar la expresión, con la creencia en la posibilidad de reunir las funciones de la ciencia con la calidez de la escritura. La contribución a la escritura académica es similar, pues, un golpe inesperado cuando todo parece ser demasiado claro. Es la aparición de numerosas posibilidades de experimentar con la palabra, a través del cual la escritura académica puede investigar sus zonas informes.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 17, n.1 (jan./mar. 2012), p. 47-54.EscritaConhecimentoWritingExpressionExperimentationEscrituraExpresiónExperimentaciónEntre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimentoBetween writing and expression : pathways for the production of knowledgeEntre la escritura y la expresión : vías para la producción de conocimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891467.pdf000891467.pdfTexto completoapplication/pdf95193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/1/000891467.pdf63783a08fe404157d07e3f6a1c343430MD51TEXT000891467.pdf.txt000891467.pdf.txtExtracted Texttext/plain38107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/2/000891467.pdf.txt20433b5c2538269a4a52a0259ee2e3a4MD52THUMBNAIL000891467.pdf.jpg000891467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/3/000891467.pdf.jpg49cb5740b5bac58b438b100d01b61464MD5310183/989432018-10-22 08:00:50.547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between writing and expression : pathways for the production of knowledge
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Entre la escritura y la expresión : vías para la producción de conocimiento
title Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
spellingShingle Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
Fonseca, Tania Mara Galli
Escrita
Conhecimento
Writing
Expression
Experimentation
Escritura
Expresión
Experimentación
title_short Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
title_full Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
title_fullStr Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
title_full_unstemmed Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
title_sort Entre a escrita e a expressão : vias para a produção de conhecimento
author Fonseca, Tania Mara Galli
author_facet Fonseca, Tania Mara Galli
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Hartmann, Sara
author_role author
author2 Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Hartmann, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Tania Mara Galli
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Hartmann, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Conhecimento
topic Escrita
Conhecimento
Writing
Expression
Experimentation
Escritura
Expresión
Experimentación
dc.subject.eng.fl_str_mv Writing
Expression
Experimentation
dc.subject.spa.fl_str_mv Escritura
Expresión
Experimentación
description A escrita é a forma majoritariamente utilizada para produção e divulgação de conhecimentos. O seu papel na comunicação já é um consenso. No que diz respeito à sua parte na criação, entretanto, a escrita abre um campo de possibilidades das quais a universidade faz um aproveitamento, no mínimo, exíguo. Este artigo pretende adentrar um espaço de diluição das figuras tradicionais da escrita – como o eu que escreve e os regimes imutáveis de significação – a fim de espreitar a expressão, com a crença na possibilidade de reunir as funções da ciência com os afectos da escritura. A contribuição à escrita acadêmica assemelha-se, então, a um sopro de inesperado quando tudo parece estar demasiado claro. É o aparecimento de inúmeras possibilidades de experiências com a palavra, através das quais o escrever acadêmico pode investigar suas zonas informes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98943
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891467
identifier_str_mv 1413-7372
000891467
url http://hdl.handle.net/10183/98943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 17, n.1 (jan./mar. 2012), p. 47-54.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/1/000891467.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/2/000891467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98943/3/000891467.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63783a08fe404157d07e3f6a1c343430
20433b5c2538269a4a52a0259ee2e3a4
49cb5740b5bac58b438b100d01b61464
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842769334272