Intercompreensão em línguas românicas: uma abordagem do texto expositivo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Joana Raquel Matos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16774
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O principal objetivo da investigação aqui apresentada foi perceber de que forma é que as atividades de intercompreensão em línguas românicas podem contribuir para o estudo, compreensão e redação de textos expositivos no 1.º CEB. Outros objetivos deste estudo prendem-se com a sensibilização dos alunos para a diversidade linguística (alargamento da sua consciência linguística e lexical) e com o desenvolvimento da sua cultura linguística. Neste sentido, concebemos e desenvolvemos um projeto de intervenção didática, intitulado “Latim, latim, o que trazes para mim?”, com a duração de oito sessões, tendo estas sido implementadas numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola do centro da cidade de Aveiro. O projeto de investigação desenvolvido assenta numa metodologia de caráter qualitativo, com inúmeras características de investigação-ação, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados a que recorremos foram a observação direta e participante, as notas de campo, a fotografia, a videogravação e transcrição das interações ocorridas durante as sessões, o questionário e as fichas de registos dos alunos. A análise de conteúdo foi o método de análise escolhido para estudar os dados recolhidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que atividades de intercompreensão em línguas românicas fomentam o desenvolvimento do conhecimento que os alunos deste ciclo de estudos possuem acerca do texto expositivo, permitindo-lhes (re)conhecer as características deste tipo textual em textos apresentados noutras línguas românicas, para além do português, e, posteriormente, saber aplicá-las na redação de textos expositivos. No entanto, ao nível da produção, os resultados revelam que há ainda bastante trabalho a fazer, de modo a desenvolver nos alunos competências de escrita compositiva.
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