O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andreia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82931
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_b5565380c8f0602b537a2f27f2a22192
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimentoAudiovisualEntretenimentoHibridizaçãoLinguagem cinematográficaPublicidadeEntertainmentHybridizationCinematic languageAdvertisingCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)Realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Ramo de Publicidade e Relações Públicas, da Universidade do Minho, este relatório de estágio procura compreender e caracterizar a linguagem cinematográfica e como a publicidade audiovisual utiliza as suas estratégias e especificidades para construir o filme publicitário. A publicidade, nos dias de hoje, interage com diversos meios e recursos e, em particular, na área do entretenimento. A sua articulação com a produção de conteúdos culturais resulta na sua hibridização e relação próxima com uma linguagem semelhante à do cinema. Este estudo especializa-se em descrever e analisar o contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade audiovisual como entretenimento. Através de diversas leituras exploratórias de perspetivas elucidativas de teóricos como Covaleski, Ribaric, Martin e Metz foi possível aliar os vários conceitos a explorar e interligar o mundo publicitário com o do cinema. Ainda, através da própria experiência de estágio e análise de testemunhos de profissionais da área, foi possível explorar a relação complexa e dinâmica que marca a origem do filme publicitário seja nas narrativas ou produções. Sendo assim, o estágio curricular realizado na Creative Lemons foi uma experiência elucidativa que desencadeou uma questão de investigação pertinente na área da publicidade audiovisual. A compreensão da esfera publicitária em interação com a linguagem cinematográfica é uma questão relevante, sendo o processo de hibridez como entretenimento, um fenómeno que deve ser aprofundado.Carried out under the Master’s in Communication Sciences – Area of Advertising and Public Relations, at the University of Minho, this internship report intends to understand and characterize the cinematic language and how audiovisual advertising uses its strategies and specificities to build the advertising film. Nowadays, advertising interacts with different media and resources and particularly with the field of entertainment. Its articulation with the production of cultural content results in its hybridization and close relationship with a language similar to that of cinema. This study specializes in describing and analyzing the contribution of cinematic language to the hybridity of audiovisual advertising as entertainment. Through several exploratory readings of the elucidating perspectives of theorists such as Covaleski, Ribaric, Martin and Metz, it was possible to combine the various concepts to explore and interconnect the advertising world with cinema. Also, through the internship experience and analysis of testimonies from professionals in the area, it was possible to explore the complex and dynamic relationship that marks the origin of the advertising film, whether in narratives or productions. Therefore, the curricular internship carried out at Creative Lemons was an enlightening experience that triggered a relevant research question in the field of audiovisual advertising. The understanding of the advertising sphere in interaction with cinema language is a relevant issue, and the hybrid process as entertainment is a phenomenon that must be deepened.Balonas, SaraUniversidade do MinhoBarbosa, Andreia2022-12-112022-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82931por203189639info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:43.648379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
title O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
spellingShingle O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
Barbosa, Andreia
Audiovisual
Entretenimento
Hibridização
Linguagem cinematográfica
Publicidade
Entertainment
Hybridization
Cinematic language
Advertising
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
title_full O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
title_fullStr O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
title_full_unstemmed O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
title_sort O contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
author Barbosa, Andreia
author_facet Barbosa, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balonas, Sara
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Entretenimento
Hibridização
Linguagem cinematográfica
Publicidade
Entertainment
Hybridization
Cinematic language
Advertising
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Audiovisual
Entretenimento
Hibridização
Linguagem cinematográfica
Publicidade
Entertainment
Hybridization
Cinematic language
Advertising
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-11
2022-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82931
url https://hdl.handle.net/1822/82931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203189639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133066304684032