Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38940 |
Resumo: | O principal objectivo deste artigo é desenvolver um modelo para avaliar a satisfação dos consumidores de locais para a realização de eventos de negócios. O modelo é desenvolvido para a hotelaria tendo como base as dimensões para avaliar a qualidade dos serviços, propostas no modelo SERVQUAL, os factores que influenciam a escolha de um local para a realização de eventos de negócios e a Teoria da Performance Percebida. O modelo desenvolvido – EVENTPERF – integra 48 atributos e foi aplicado a três unidades hoteleiras localizadas em Portugal, pertencentes a uma cadeia hoteleira portuguesa. Dos resultados emergem contributos teóricos e práticos relevantes para o estudo da satisfação dos clientes de eventos de negócios das unidades hoteleiras. |
id |
RCAP_b55f44b9dabedc6e365cfe20b8284a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38940 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientesSatisfaçãoHotelariaEventos de negóciosEVENTPERFO principal objectivo deste artigo é desenvolver um modelo para avaliar a satisfação dos consumidores de locais para a realização de eventos de negócios. O modelo é desenvolvido para a hotelaria tendo como base as dimensões para avaliar a qualidade dos serviços, propostas no modelo SERVQUAL, os factores que influenciam a escolha de um local para a realização de eventos de negócios e a Teoria da Performance Percebida. O modelo desenvolvido – EVENTPERF – integra 48 atributos e foi aplicado a três unidades hoteleiras localizadas em Portugal, pertencentes a uma cadeia hoteleira portuguesa. Dos resultados emergem contributos teóricos e práticos relevantes para o estudo da satisfação dos clientes de eventos de negócios das unidades hoteleiras.The main purpose of this paper is to develop a model to assess consumer satisfaction on business events’ venues. This model is developed for the hotel industry and builds on the service quality dimensions proposed in the SERVQUAL model, the factors influencing the choice of a venue for business events, and the Perceived Performance Theory. The developed model – EVENTPERF – includes 48 attributes and was empirically tested in three hotels located in Portugal, which belong to a Portuguese hotel chain. Results suggest important theoretical and practical contributions on consumer satisfaction regarding hotel business events.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-24T09:52:05Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38940por1645-926110.34624/rtd.v0i15.13441Tavares, Sara Margarida CoveloEusébio, Maria Celeste de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:08Zoai:ria.ua.pt:10773/38940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:14.376440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
title |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
spellingShingle |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes Tavares, Sara Margarida Covelo Satisfação Hotelaria Eventos de negócios EVENTPERF |
title_short |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
title_full |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
title_fullStr |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
title_full_unstemmed |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
title_sort |
Eventos de negócios na hotelaria: proposta de um modelo de avaliação da satisfação dos clientes |
author |
Tavares, Sara Margarida Covelo |
author_facet |
Tavares, Sara Margarida Covelo Eusébio, Maria Celeste de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Eusébio, Maria Celeste de Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Sara Margarida Covelo Eusébio, Maria Celeste de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Hotelaria Eventos de negócios EVENTPERF |
topic |
Satisfação Hotelaria Eventos de negócios EVENTPERF |
description |
O principal objectivo deste artigo é desenvolver um modelo para avaliar a satisfação dos consumidores de locais para a realização de eventos de negócios. O modelo é desenvolvido para a hotelaria tendo como base as dimensões para avaliar a qualidade dos serviços, propostas no modelo SERVQUAL, os factores que influenciam a escolha de um local para a realização de eventos de negócios e a Teoria da Performance Percebida. O modelo desenvolvido – EVENTPERF – integra 48 atributos e foi aplicado a três unidades hoteleiras localizadas em Portugal, pertencentes a uma cadeia hoteleira portuguesa. Dos resultados emergem contributos teóricos e práticos relevantes para o estudo da satisfação dos clientes de eventos de negócios das unidades hoteleiras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01 2023-07-24T09:52:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38940 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9261 10.34624/rtd.v0i15.13441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137743539798016 |