O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ângela Isabel Pinto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/90062
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_b56ac0d9b0c36e6f0d761fd27fe6700b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/90062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado InternacionalThe Impact of Fairs and Exhibitions on the International MarketFeiras e ExposiçõesMercados InternacionaisMarketing InternacionalPromoção InternacionalFairs and ExhibitionsInternational MarketsInternational MarketingInternational PromotionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente trabalho pretende ser o reflexo de um estágio curricular realizado no Conselho Empresarial Tâmega e Sousa. O estágio insere-se no Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e decorreu de 28 de janeiro de 2019 a 17 de junho de 2019.Este relatório faz assim uma ligação daquilo que foram quatro meses de estágio, no Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, que reúne todas as Associações Empresariais do Tâmega e Sousa e as representa internacionalmente, quando necessário.Um dos objetivos deste trabalho é apresentar a visão de alguns autores sobre as motivações de participação em feiras internacionais e os fatores de decisão de presença ou não numa feira.Podemos verificar que as empresas que decidem participar em feiras reconhecem este meio promocional como um produto valioso e eficaz para o sucesso da internacionalização. Enquanto que as empresas que decidem não participar em feiras, apresentam como principal justificação os elevados custos inerentes à participação numa feira.A participação em feiras e exposições internacionais tende a ser mais popular entre as Pequenas e Médias Empresas tendo, por norma, o intuito de entrar num mercado internacional estratégico, onde outras empresas similares já atuam, reduzindo, assim, o risco de entrar num mercado desconhecido.O estágio realizado centrou-se em tentar perceber como funciona uma organização que gere 12 Associações Empresariais, tem de preparar feiras e exposições internacionais de forma a representar a região do Tâmega e Sousa, ao abrigo de vários projetos que contam com o apoio e são financiados pelo Portugal 2020.The present work intends to reflect a curricular internship held at the Tâmega and Sousa Business Council. The internship is part of the master's degree in management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra and ran from 28 January 2019 to 17 June 2019.This report makes a connection to four months of internship, in the Business Council of Tâmega and Sousa, which gathers all the business associations of Tâmega and Sousa and represents them internationally, when necessary.One of the objectives of this work is to present the view of some authors about the motivations to participate in international fairs and the decision factors of attending or not at the fair.We can verify that companies that decide to participate in fairs recognize this promotional means as a valuable and effective product for the success of internationalization. While companies that decide not to participate in fairs, present as main justification the high costs inherent to participation in a fair.The participation in international fairs and exhibitions tends to be more popular among small and medium enterprises, having normally, as a rule, to enter a strategic international market, where other similar companies already operate, thus reducing the risk of enter an unknown market.The internship focused on trying to understand how an organization manages 12 business associations, must prepare international fairs and exhibitions in order to represent the region of Tâmega and Sousa, under several projects that rely on the support and are financed by Portugal 2020.2019-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/90062http://hdl.handle.net/10316/90062TID:202399222porAlmeida, Ângela Isabel Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:19:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/90062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:16.447076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
The Impact of Fairs and Exhibitions on the International Market
title O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
spellingShingle O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
Almeida, Ângela Isabel Pinto de
Feiras e Exposições
Mercados Internacionais
Marketing Internacional
Promoção Internacional
Fairs and Exhibitions
International Markets
International Marketing
International Promotion
title_short O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
title_full O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
title_fullStr O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
title_full_unstemmed O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
title_sort O Impacto das Feiras e Exposições no Mercado Internacional
author Almeida, Ângela Isabel Pinto de
author_facet Almeida, Ângela Isabel Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ângela Isabel Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Feiras e Exposições
Mercados Internacionais
Marketing Internacional
Promoção Internacional
Fairs and Exhibitions
International Markets
International Marketing
International Promotion
topic Feiras e Exposições
Mercados Internacionais
Marketing Internacional
Promoção Internacional
Fairs and Exhibitions
International Markets
International Marketing
International Promotion
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/90062
http://hdl.handle.net/10316/90062
TID:202399222
url http://hdl.handle.net/10316/90062
identifier_str_mv TID:202399222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133996864503808