Ler bem para escrever melhor!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2696 |
Resumo: | A interação entre a competência da leitura e da escrita ao longo do ensino-aprendizagem dos alunos tem vindo a ser cada vez mais imprescíndivel no desenvolvimento intelectual e pessoal dos discentes. Desta forma, considerou-se pertinente estudar o desenvolvimento da produção escrita a partir da leitura de obras de literatura infantil. Este projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, aquando da regência da disciplina de língua portuguesa. Inicialmente faziam parte do estudo um grupo de dezasseis alunos do 6º ano de escolaridade, integrando o projeto Papa Letras, e posteriormente, visto que este se revelou insuficiente, houve a necessidade de se criar um outro projeto, intitulado Diz-me o que lês, dir-te-ei o que escreves!, que se alargou às restantes turmas, ficando assim, o estudo com uma amostra de cinquenta participantes do mesmo nível de escolaridade. Ambos os projetos tinham como objetivos criar e fomentar hábitos de escrita; desenvolver a produção escrita através da leitura; descobrir e valorizar o gosto para a escrita, sendo que este último também estava associado à vertente do desenvolvimento da competência da leitura. Para a recolha dos dados desta investigação recorreu-se a um conjunto de instrumentos, tais como a observação, os documentos, as gravações áudio e vídeos, os registos fotográficos e os inquéritos, que traduziram informações e registos fundamentais para a análise de todo o estudo. A recolha de todos estes materiais mostrou que inicialmente os aprendentes não se sentiam à vontade com a expressão escrita, que precisavam de motivação para desenvolverem esta competência e os projetos que se criaram foram fundamentais para despertar e estimular nestes alunos a curiosidade e o gosto por este domínio. O trabalho coletivo que se realizou nos domínios da leitura e da escrita contribuiu para o desenvolvimento dos alunos na sua formação académica. |
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