As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sara Patrícia Couto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2459
Resumo: A terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa.
id RCAP_b579f78383a0596837a1fd033fcf1c98
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do AveTerceira missãoIESempreendedorismoinovaçãococriaçãoA terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa.2022-08-03T10:07:02Z2022-08-03T10:07:02Z2022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2459oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459porhttp://hdl.handle.net/11110/2459203047850Lima, Sara Patrícia Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:46Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:43.050386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
spellingShingle As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Lima, Sara Patrícia Couto
Terceira missão
IES
empreendedorismo
inovação
cocriação
title_short As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title_full As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title_fullStr As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title_full_unstemmed As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
title_sort As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
author Lima, Sara Patrícia Couto
author_facet Lima, Sara Patrícia Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sara Patrícia Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Terceira missão
IES
empreendedorismo
inovação
cocriação
topic Terceira missão
IES
empreendedorismo
inovação
cocriação
description A terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03T10:07:02Z
2022-08-03T10:07:02Z
2022-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2459
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459
url http://hdl.handle.net/11110/2459
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2459
203047850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129897149399040