As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2459 |
Resumo: | A terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa. |
id |
RCAP_b579f78383a0596837a1fd033fcf1c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do AveTerceira missãoIESempreendedorismoinovaçãococriaçãoA terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa.2022-08-03T10:07:02Z2022-08-03T10:07:02Z2022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2459oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459porhttp://hdl.handle.net/11110/2459203047850Lima, Sara Patrícia Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:46Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:43.050386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
spellingShingle |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Lima, Sara Patrícia Couto Terceira missão IES empreendedorismo inovação cocriação |
title_short |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title_full |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title_fullStr |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title_full_unstemmed |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
title_sort |
As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave |
author |
Lima, Sara Patrícia Couto |
author_facet |
Lima, Sara Patrícia Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sara Patrícia Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terceira missão IES empreendedorismo inovação cocriação |
topic |
Terceira missão IES empreendedorismo inovação cocriação |
description |
A terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-03T10:07:02Z 2022-08-03T10:07:02Z 2022-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2459 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2459 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2459 203047850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129897149399040 |