Relatório final de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2298
Resumo: Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português, como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física (EF) e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, cuja oferta educativa abrange o 3º ciclo do ensino Básico, Ensino Secundário, Cursos profissionais, Cursos de Educação e Formação (CEFs), Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFAs) e CNO (RVCC). Deste modo, o estágio emerge como componente prática do Mestrado de Ensino em EF, desempenhando como objectivos o aperfeiçoamento da pedagogia praticada na escola, numa perspectiva de benefício dos alunos e da comunidade educativa. Este centra-se em três grandes áreas de actuação: o ensino-aprendizagem, a direcção de turma e o desporto escolar. Ao longo do presente relatório de estágio além de serem focadas as diversas áreas de actuação, serão ainda abordados os objectivos da escola e do estagiário, a apresentação e caracterização da amostra, a planificação a curto, médio e longo prazo. Serão ainda apresentados os recursos humanos e materiais essenciais à actuação do estagiário, assim como as dificuldades sentidas, pontos positivos e pontos negativos. A primeira área de actuação, o processo ensino - aprendizagem na Educação Física, prende-se essencialmente ao planeamento a curto/médio e longo prazo e à leccionação das aulas propriamente ditas. Segundo Sindentop, D. (2008), para a elaboração de qualquer planeamento, o professor deve ter em conta diversos factores, tais como: a concepção pessoal de Educação Física; a natureza da instituição local; os recursos humanos e materiais e as características dos alunos. Deste modo, aquando a realização dos planeamentos devem ser considerados estes aspectos com o intuito de maximizar o rendimento dos alunos. Existem vários aspectos a considerar na leccionação das aulas, pode referir-se a gestão do tempo de aula, a estrutura e a organização da aula, a instrução, o feedback, entre outros. Em relação à administração da aula e à gestão do tempo, existe um conjunto de parâmetros que lhe estão implícitos são eles: promover a pontualidade, gerir o tempo útil, controlar permanentemente a actividade, criar um clima de trabalho positivo, interacção com a totalidade dos alunos e proporcionar actividades/tarefas adequadas. No decorrer da aula terá ainda que existir poucas interrupções, pouco tempo na organização, e dedicar muito tempo aos conteúdos a abordar. Deste modo, a leccionação das aulas devem ser complementados por uma correcta gestão e administração da aula, tendo como objectivo dotar os alunos de conhecimento. Quando falamos em Educação Física, falamos numa disciplina que (entre outros aspectos) deve ser vocacionada, não só para a aquisição dos aspectos técnicos e tácticos das diferentes unidades didácticas abordadas, mas principalmente, para a transmissão de atitudes e valores morais, bem como a criação de um estilo de vida saudável. De salientar que ao nível da leccionação, a ESCM, aplica o programa FITNESSGRAM® a todas as turmas da escola, constando os seus resultados como parâmetro de avaliação. Sendo o FITNESSGRAM® um instrumento, cujo um dos objectivos é a avaliação da condição física dos alunos, podemos extrapolar diferentes vantagens que esta ferramenta aporta ao professor de Educação Física. Com a Direcção de Turma, segunda área de actuação, pretende-se estabelecer uma ligação reversível com os encarregados de educação dos alunos, mais concretamente, o director de turma informa o encarregado de educação sobre, o horário, reuniões, faltas, avaliação e autorizações sobre outras actividades que o educando pode participar no âmbito escolar. No horário do professor director de turma consta um tempo, um bloco de 90 minutos exclusivo à direcção de turma, este tempo destina-se ao atendimento dos encarregados de educação e trata-se de possíveis problemas causados pela turma, embora o director de turma tenha que estar sempre atento para resolver situações a qualquer momento. Existe ainda o conselho de turma, é neste que se decidem e organizam as actividades como, a área de projecto, o estudo acompanhado e a formação cívica. Ao conselho de turma e ao Director de Turma estão atribuídas responsabilidades que garantem quer a coordenação entre os professores, quer os processos operacionais da relação com a comunidade. O director de turma é ainda responsável pela leccionação da disciplina de formação cívica, onde se desenvolvem atitudes e valores do aluno, onde existe um diálogo na procura de se conhecerem problemas dos alunos no seio da turma, escola e da própria comunidade. O Desporto Escolar, é a terceira área de intervenção na escola, segundo o programa do Desporto Escolar (DE) de 2009/2013, o DE é aplicável a todos os estabelecimentos de educação e ensino, dependentes ou não do Ministério da Educação, é uma área que tem como objectivos melhorar a qualidade da Educação; aumentar as oportunidades de prática desportiva de qualidade; aumentar o sucesso escolar; formar mais e melhores praticantes; melhorar métodos de ensino/aprendizagem; criar instrumentos facilitadores da inclusão; melhorar a imagem; melhorar a imagem e divulgação do DE; entre outros. Deste modo a ESCM, como actividades de DE, desenvolve o Basquetebol, a Ginástica Artística, a Dança e a Natação. Deve salientar-se que a metodologia adoptada ao longo deste estágio, foi a de primeiro observar a turma em actividade, de seguida participar em partes das sessões para ir tendo contacto com os alunos e mais tarde a leccionação de algumas aulas. Esta acção foi sempre acompanhada e orientada pela professora orientadora Ana Paula Rocha, que ao longo do estágio auxiliou a Estagiária tanto na análise dos documentos norteadores da prática escolar, bem como na avaliação das aulas planeadas.
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Ao longo do presente relatório de estágio além de serem focadas as diversas áreas de actuação, serão ainda abordados os objectivos da escola e do estagiário, a apresentação e caracterização da amostra, a planificação a curto, médio e longo prazo. Serão ainda apresentados os recursos humanos e materiais essenciais à actuação do estagiário, assim como as dificuldades sentidas, pontos positivos e pontos negativos. A primeira área de actuação, o processo ensino - aprendizagem na Educação Física, prende-se essencialmente ao planeamento a curto/médio e longo prazo e à leccionação das aulas propriamente ditas. Segundo Sindentop, D. (2008), para a elaboração de qualquer planeamento, o professor deve ter em conta diversos factores, tais como: a concepção pessoal de Educação Física; a natureza da instituição local; os recursos humanos e materiais e as características dos alunos. Deste modo, aquando a realização dos planeamentos devem ser considerados estes aspectos com o intuito de maximizar o rendimento dos alunos. Existem vários aspectos a considerar na leccionação das aulas, pode referir-se a gestão do tempo de aula, a estrutura e a organização da aula, a instrução, o feedback, entre outros. Em relação à administração da aula e à gestão do tempo, existe um conjunto de parâmetros que lhe estão implícitos são eles: promover a pontualidade, gerir o tempo útil, controlar permanentemente a actividade, criar um clima de trabalho positivo, interacção com a totalidade dos alunos e proporcionar actividades/tarefas adequadas. No decorrer da aula terá ainda que existir poucas interrupções, pouco tempo na organização, e dedicar muito tempo aos conteúdos a abordar. Deste modo, a leccionação das aulas devem ser complementados por uma correcta gestão e administração da aula, tendo como objectivo dotar os alunos de conhecimento. 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Ao conselho de turma e ao Director de Turma estão atribuídas responsabilidades que garantem quer a coordenação entre os professores, quer os processos operacionais da relação com a comunidade. O director de turma é ainda responsável pela leccionação da disciplina de formação cívica, onde se desenvolvem atitudes e valores do aluno, onde existe um diálogo na procura de se conhecerem problemas dos alunos no seio da turma, escola e da própria comunidade. 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Quando falamos em Educação Física, falamos numa disciplina que (entre outros aspectos) deve ser vocacionada, não só para a aquisição dos aspectos técnicos e tácticos das diferentes unidades didácticas abordadas, mas principalmente, para a transmissão de atitudes e valores morais, bem como a criação de um estilo de vida saudável. De salientar que ao nível da leccionação, a ESCM, aplica o programa FITNESSGRAM® a todas as turmas da escola, constando os seus resultados como parâmetro de avaliação. Sendo o FITNESSGRAM® um instrumento, cujo um dos objectivos é a avaliação da condição física dos alunos, podemos extrapolar diferentes vantagens que esta ferramenta aporta ao professor de Educação Física. Com a Direcção de Turma, segunda área de actuação, pretende-se estabelecer uma ligação reversível com os encarregados de educação dos alunos, mais concretamente, o director de turma informa o encarregado de educação sobre, o horário, reuniões, faltas, avaliação e autorizações sobre outras actividades que o educando pode participar no âmbito escolar. No horário do professor director de turma consta um tempo, um bloco de 90 minutos exclusivo à direcção de turma, este tempo destina-se ao atendimento dos encarregados de educação e trata-se de possíveis problemas causados pela turma, embora o director de turma tenha que estar sempre atento para resolver situações a qualquer momento. Existe ainda o conselho de turma, é neste que se decidem e organizam as actividades como, a área de projecto, o estudo acompanhado e a formação cívica. 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