O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7221 |
Resumo: | A tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAUL |
id |
RCAP_b59dfdbcdac81a85b5fba7e9d635f5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7221 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenhoArtes visuaisDesenvolvimento das competênciasDesenhoCriatividadeA tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAULRelatório de prática de ensino supervisionada Tese de mestrado, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012This Supervised Teaching Practice report is made up of the systematization of the pedagogic project developed with 12th grade students, of the General Visual Arts Course, in the Drawing A subject. The students, with ages ranging from 17 to 18, showed a slow work pace in the proposed exercises and immaturity in observation and representation. The intervention aimed to improve their skills of observation and representation, through the mediation of various exercises and experimenting with different expressive techniques using the Sketchbook. This project sought to further motivate students toward a regular practice of drawing and discovery of their graphic expression. The project had a total of 16 weekly sessions of 90 and 135 minutes each, and included a wide range of themed classes, three field trips, a masterclass, a workshop, and a final exhibition. For a conscious and informed practice, we resorted to the theories of cognitive and psychosocial development of adolescents, to the streamlining techniques of creative thinking, to a varied range of experiences and techniques – among other strategies – to promote a fertile teaching activity, focused on student developmentMendes, Ana Bela, 1953-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-2012-11-14T12:57:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:05.991269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
title |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
spellingShingle |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986- Artes visuais Desenvolvimento das competências Desenho Criatividade |
title_short |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
title_full |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
title_fullStr |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
title_full_unstemmed |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
title_sort |
O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho |
author |
Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986- |
author_facet |
Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Ana Bela, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Desenvolvimento das competências Desenho Criatividade |
topic |
Artes visuais Desenvolvimento das competências Desenho Criatividade |
description |
A tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAUL |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-14T12:57:25Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7221 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134212151836673 |