O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7221
Resumo: A tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAUL
id RCAP_b59dfdbcdac81a85b5fba7e9d635f5cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenhoArtes visuaisDesenvolvimento das competênciasDesenhoCriatividadeA tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAULRelatório de prática de ensino supervisionada Tese de mestrado, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012This Supervised Teaching Practice report is made up of the systematization of the pedagogic project developed with 12th grade students, of the General Visual Arts Course, in the Drawing A subject. The students, with ages ranging from 17 to 18, showed a slow work pace in the proposed exercises and immaturity in observation and representation. The intervention aimed to improve their skills of observation and representation, through the mediation of various exercises and experimenting with different expressive techniques using the Sketchbook. This project sought to further motivate students toward a regular practice of drawing and discovery of their graphic expression. The project had a total of 16 weekly sessions of 90 and 135 minutes each, and included a wide range of themed classes, three field trips, a masterclass, a workshop, and a final exhibition. For a conscious and informed practice, we resorted to the theories of cognitive and psychosocial development of adolescents, to the streamlining techniques of creative thinking, to a varied range of experiences and techniques – among other strategies – to promote a fertile teaching activity, focused on student developmentMendes, Ana Bela, 1953-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-2012-11-14T12:57:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:05.991269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
title O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
spellingShingle O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-
Artes visuais
Desenvolvimento das competências
Desenho
Criatividade
title_short O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
title_full O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
title_fullStr O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
title_full_unstemmed O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
title_sort O diário gráfico como estratégia de desenvolvimento das competências de desenho
author Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-
author_facet Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Ana Bela, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Filipa de Burgo de Lima, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Desenvolvimento das competências
Desenho
Criatividade
topic Artes visuais
Desenvolvimento das competências
Desenho
Criatividade
description A tese é acompanhada por um CD contendo anexo, não disponível em Open Acess, consultável na Biblioteca da FBAUL
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-14T12:57:25Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7221
url http://hdl.handle.net/10451/7221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134212151836673