Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12597 |
Resumo: | Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados. |
id |
RCAP_d8678793eb81417032f8b54a5e6c6222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunosMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISCRIATIVIDADEEDUCAÇÃOARTEMETODOLOGIAS DE ENSINODESENHOVISUAL ARTS TEACHINGCREATIVITYARTEDUCATIONTEACHING METHODOLOGIESDRAWINGEste Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.This Final Report aims to present a critical analysis on the research developed within the subject “Supervised Teaching Practice”, as part of the Masters in Teaching Visual Arts in the 3rd grade of Primary and Secondary school, and explores a relevant topic for Visual Education during Primary school. The first part begins from a bibliographic review as well as an analysis of authors' ideas, and focuses on the importance of visual drawing, the role of the teacher as facilitator in the creative process and the factors that can stimulate or block the development of students' creativity, at primary school level. The second part contextualizes and refers to the activities developed during teaching practice, planned to overcome drawing and creativity difficulties identified in class. Within this framework, thoughts are presented regarding a plan which was implemented within an educational institution, throughout teaching practice, aiming to promote creative development through drawing. The general results show that students, though initially considered conventional, when encouraged by the teacher and when surrounded by the appropriate environment, are able to develop creativity. Within the research scope were included observations and reflections on the school context, the implementation of teaching / learning methodologies and / or strategies, including management, observation and evaluation of the classroom. Moreover, the content planned and presented in class is also taken into consideration, together with all the practical and methodological means used within the teaching scope for the 9th grade of Visual Education. This study concludes with some final thoughts on the learning development of such students as well as a view on the teaching and evaluation practices.2022-02-02T15:38:38Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12597TID:202788334porCosta, Marta Maria Leitão Belmar dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:35.440250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
title |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
spellingShingle |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos Costa, Marta Maria Leitão Belmar da MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS CRIATIVIDADE EDUCAÇÃO ARTE METODOLOGIAS DE ENSINO DESENHO VISUAL ARTS TEACHING CREATIVITY ART EDUCATION TEACHING METHODOLOGIES DRAWING |
title_short |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
title_full |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
title_fullStr |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
title_full_unstemmed |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
title_sort |
Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos |
author |
Costa, Marta Maria Leitão Belmar da |
author_facet |
Costa, Marta Maria Leitão Belmar da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marta Maria Leitão Belmar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS CRIATIVIDADE EDUCAÇÃO ARTE METODOLOGIAS DE ENSINO DESENHO VISUAL ARTS TEACHING CREATIVITY ART EDUCATION TEACHING METHODOLOGIES DRAWING |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS CRIATIVIDADE EDUCAÇÃO ARTE METODOLOGIAS DE ENSINO DESENHO VISUAL ARTS TEACHING CREATIVITY ART EDUCATION TEACHING METHODOLOGIES DRAWING |
description |
Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-02-02T15:38:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12597 TID:202788334 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12597 |
identifier_str_mv |
TID:202788334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131242854088704 |