Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Maria Leitão Belmar da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12597
Resumo: Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.
id RCAP_d8678793eb81417032f8b54a5e6c6222
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunosMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISCRIATIVIDADEEDUCAÇÃOARTEMETODOLOGIAS DE ENSINODESENHOVISUAL ARTS TEACHINGCREATIVITYARTEDUCATIONTEACHING METHODOLOGIESDRAWINGEste Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.This Final Report aims to present a critical analysis on the research developed within the subject “Supervised Teaching Practice”, as part of the Masters in Teaching Visual Arts in the 3rd grade of Primary and Secondary school, and explores a relevant topic for Visual Education during Primary school. The first part begins from a bibliographic review as well as an analysis of authors' ideas, and focuses on the importance of visual drawing, the role of the teacher as facilitator in the creative process and the factors that can stimulate or block the development of students' creativity, at primary school level. The second part contextualizes and refers to the activities developed during teaching practice, planned to overcome drawing and creativity difficulties identified in class. Within this framework, thoughts are presented regarding a plan which was implemented within an educational institution, throughout teaching practice, aiming to promote creative development through drawing. The general results show that students, though initially considered conventional, when encouraged by the teacher and when surrounded by the appropriate environment, are able to develop creativity. Within the research scope were included observations and reflections on the school context, the implementation of teaching / learning methodologies and / or strategies, including management, observation and evaluation of the classroom. Moreover, the content planned and presented in class is also taken into consideration, together with all the practical and methodological means used within the teaching scope for the 9th grade of Visual Education. This study concludes with some final thoughts on the learning development of such students as well as a view on the teaching and evaluation practices.2022-02-02T15:38:38Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12597TID:202788334porCosta, Marta Maria Leitão Belmar dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:35.440250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
title Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
spellingShingle Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
Costa, Marta Maria Leitão Belmar da
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
ARTE
METODOLOGIAS DE ENSINO
DESENHO
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ART
EDUCATION
TEACHING METHODOLOGIES
DRAWING
title_short Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
title_full Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
title_fullStr Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
title_full_unstemmed Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
title_sort Desenho de observação : um contributo para o desenvolvimento da capacidade gráfica e criativa dos alunos
author Costa, Marta Maria Leitão Belmar da
author_facet Costa, Marta Maria Leitão Belmar da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marta Maria Leitão Belmar da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
ARTE
METODOLOGIAS DE ENSINO
DESENHO
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ART
EDUCATION
TEACHING METHODOLOGIES
DRAWING
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
ARTE
METODOLOGIAS DE ENSINO
DESENHO
VISUAL ARTS TEACHING
CREATIVITY
ART
EDUCATION
TEACHING METHODOLOGIES
DRAWING
description Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, sobre um tema relevante para a Educação Visual no Ensino Básico. A primeira parte, partindo da revisão bibliográfica, e da análise das ideias de autores, debruça-se sobre a importância do desenho de observação, do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os fatores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Na segunda parte, faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, programadas com o intuito de colmatar dificuldades sentidas na turma em relação ao desenho e práticas criativas. Nesta sequência, é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo através do desenho. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor e criado o ambiente propício, são capazes de desenvolver práticas criativas. Neste âmbito incluíram-se observações e reflexões sobre a realidade escolar, a implementação de metodologias e/ou estratégias de ensino / aprendizagem, a gestão de aulas e a observação e avaliação das mesmas. Desta forma são, também, relatados os conteúdos planificados e dinamizados em aula, bem como todos os meios práticos e metodológicos utilizados em contexto pedagógico, no 9º ano da disciplina de Educação Visual. Finaliza-se este relatório com uma reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos e sobre o ensino e avaliação praticados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-02-02T15:38:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12597
TID:202788334
url http://hdl.handle.net/10437/12597
identifier_str_mv TID:202788334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131242854088704