Contextos e perspetivas de criação de culturas, políticas e práticas inclusivas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3887 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo retrata as perspetivas dos docentes, da Região Norte de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira, sobre a Educação Inclusiva (EI), os quais inquirimos, por questionário considerando a formação em EI como variável independente. A perceção sobre a criação de culturas, políticas e práticas inclusivas é favorável, sendo que na Região Autónoma da Madeira (RAM) a perceção é mais favorável à criação de culturas inclusivas de Escola e na Região Norte (RN) de Portugal é mais favorável à criação de políticas inclusivas. Os professores de ambas as regiões, com formação em EI, revelaram uma perceção mais favorável, com diferenças estatisticamente significativas. As práticas indiciam que a escola nem sempre promove mudanças necessárias a uma efetiva aplicação da lei e dos ideais da EI. Neste contexto, os professores desempenham um importante papel na promoção de uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, respondendo adequadamente à diversidade. |
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Contextos e perspetivas de criação de culturas, políticas e práticas inclusivasEducaçãoFormaçãoInclusãoPerceçãoRESUMO O presente artigo retrata as perspetivas dos docentes, da Região Norte de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira, sobre a Educação Inclusiva (EI), os quais inquirimos, por questionário considerando a formação em EI como variável independente. A perceção sobre a criação de culturas, políticas e práticas inclusivas é favorável, sendo que na Região Autónoma da Madeira (RAM) a perceção é mais favorável à criação de culturas inclusivas de Escola e na Região Norte (RN) de Portugal é mais favorável à criação de políticas inclusivas. Os professores de ambas as regiões, com formação em EI, revelaram uma perceção mais favorável, com diferenças estatisticamente significativas. As práticas indiciam que a escola nem sempre promove mudanças necessárias a uma efetiva aplicação da lei e dos ideais da EI. Neste contexto, os professores desempenham um importante papel na promoção de uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, respondendo adequadamente à diversidade.ABSTRACT The present article portrays the perspectives of teachers from the Northern Region of Mainland Portugal and the Autonomous Region of Madeira on IE, which we inquired through a questionnaire considering IE training as an independent variable. The perception about the creation of inclusive cultures, policies and practices is favorable, whereas in RAM the perception is more favorable to the creation of inclusive School cultures and in RN it is more favorable to the creation of inclusive policies. In both regions, the perception is less favorable in creating inclusive practices. Teachers from both regions, trained in EI, revealed a more favorable perception, with statistically significant differences. Practices indicate that the school does not always promote changes necessary for an effective application of the law and the ideals of EI. In this context, teachers play an important role in promoting a more collaborative and reflective professional culture, responding adequately to the diversity.Universitat Autónoma de Barcelona2022-01-18T10:45:48Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3887por1698-4404Carvalho, Olívia da ConceiçãoGalinha, SóniaPereira, Bárbara RamosCoelho, GlóriaMachado, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:25ZPortal AgregadorONG |
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