Análise do comportamento de compra, inovação e envolvimento do consumidor brasileiro de vinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Maria Luiza Nonato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8740
Resumo: O objectivo deste estudo foi identificar a preferência de vinho dos consumidores brasileiros e seu envolvimento do produto, fidelidade à marca, inovação e país de origem. Para chegarmos a conclusões significantes, este estudo exploratório procura respostas para as questões relacionadas a fatores demográficos, características e padrões de consumo de vinho que podem vir a definir sua decisão no processo de compra. Para obter dados da análise, foi aplicado um questionário autoadministrado com escala de base 5 pontos Likert e três escalas de envolvimento foram utilizadas para testar as hipóteses. Como resultado do estudo, foram identificadas oportunidades interligadas principalmente à inovação no mercado brasileiro para países exportadores de vinhos que tenham interesse em atuar neste mercado em questão. Este estudo aponta que este consumidor possui interesse em ter novas experiências no que diz respeito ao consumo de vinho, portanto, é um mercado de se interessa por inovações no vinho. De acordo com dados do Ibravin, Instituto Brasileiro de Vinho, atualmente o Chile é o líder em exportação de vinhos para o Brasil. Em 2017 Portugal ultrapassou a Argentina no volume de vinho exportado para o Brasil e está em segundo lugar no ranking desde então. Conforme dados de 2018 do Ibravin, o Chile detém 44% da participação de mercado, e o segundo lugar, Portugal, possui 15%. Desta forma entende-se que ainda há muito potencial de aumento na participação de países exportadores de vinho no mercado brasileiro. Serão sugeridas nesta pesquisa, após resultado do inquérito, de que forma os exportadores de vinho podem direcionar sua estratégia de marketing com intuito de aumentar seu market share no mercado brasileiro de vinho através do maior conhecimento sobre o comportamento deste consumidor em questão.
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