Análise do comportamento de compra, inovação e envolvimento do consumidor brasileiro de vinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8740 |
Resumo: | O objectivo deste estudo foi identificar a preferência de vinho dos consumidores brasileiros e seu envolvimento do produto, fidelidade à marca, inovação e país de origem. Para chegarmos a conclusões significantes, este estudo exploratório procura respostas para as questões relacionadas a fatores demográficos, características e padrões de consumo de vinho que podem vir a definir sua decisão no processo de compra. Para obter dados da análise, foi aplicado um questionário autoadministrado com escala de base 5 pontos Likert e três escalas de envolvimento foram utilizadas para testar as hipóteses. Como resultado do estudo, foram identificadas oportunidades interligadas principalmente à inovação no mercado brasileiro para países exportadores de vinhos que tenham interesse em atuar neste mercado em questão. Este estudo aponta que este consumidor possui interesse em ter novas experiências no que diz respeito ao consumo de vinho, portanto, é um mercado de se interessa por inovações no vinho. De acordo com dados do Ibravin, Instituto Brasileiro de Vinho, atualmente o Chile é o líder em exportação de vinhos para o Brasil. Em 2017 Portugal ultrapassou a Argentina no volume de vinho exportado para o Brasil e está em segundo lugar no ranking desde então. Conforme dados de 2018 do Ibravin, o Chile detém 44% da participação de mercado, e o segundo lugar, Portugal, possui 15%. Desta forma entende-se que ainda há muito potencial de aumento na participação de países exportadores de vinho no mercado brasileiro. Serão sugeridas nesta pesquisa, após resultado do inquérito, de que forma os exportadores de vinho podem direcionar sua estratégia de marketing com intuito de aumentar seu market share no mercado brasileiro de vinho através do maior conhecimento sobre o comportamento deste consumidor em questão. |
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Análise do comportamento de compra, inovação e envolvimento do consumidor brasileiro de vinhosInvolvementCountry-of-originWineBrazilInnovationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objectivo deste estudo foi identificar a preferência de vinho dos consumidores brasileiros e seu envolvimento do produto, fidelidade à marca, inovação e país de origem. Para chegarmos a conclusões significantes, este estudo exploratório procura respostas para as questões relacionadas a fatores demográficos, características e padrões de consumo de vinho que podem vir a definir sua decisão no processo de compra. Para obter dados da análise, foi aplicado um questionário autoadministrado com escala de base 5 pontos Likert e três escalas de envolvimento foram utilizadas para testar as hipóteses. Como resultado do estudo, foram identificadas oportunidades interligadas principalmente à inovação no mercado brasileiro para países exportadores de vinhos que tenham interesse em atuar neste mercado em questão. Este estudo aponta que este consumidor possui interesse em ter novas experiências no que diz respeito ao consumo de vinho, portanto, é um mercado de se interessa por inovações no vinho. De acordo com dados do Ibravin, Instituto Brasileiro de Vinho, atualmente o Chile é o líder em exportação de vinhos para o Brasil. Em 2017 Portugal ultrapassou a Argentina no volume de vinho exportado para o Brasil e está em segundo lugar no ranking desde então. Conforme dados de 2018 do Ibravin, o Chile detém 44% da participação de mercado, e o segundo lugar, Portugal, possui 15%. Desta forma entende-se que ainda há muito potencial de aumento na participação de países exportadores de vinho no mercado brasileiro. Serão sugeridas nesta pesquisa, após resultado do inquérito, de que forma os exportadores de vinho podem direcionar sua estratégia de marketing com intuito de aumentar seu market share no mercado brasileiro de vinho através do maior conhecimento sobre o comportamento deste consumidor em questão.The purpose of this study is identify the wine preferences of brazilian consumer and their involvement with product, brand loyalty, innovation and country of origin. To obtain meaningful conclusions, this exploratory study search for answers to questions related to demographic factors, characteristics and wine consumption patterns that may define the consumer decision in the purchase process. In order to obtain data for the analysis, a self-administered questionnaire with a 5-point Likert base scale and three involvement scales were used to test the hypotheses was applied. Opportunities were identified as a result of the study, mainly linked to innovation in the brazilian market for wine exporting countries that are interested in operating in this market. The study shows that this consumer has an interest in having new experiences regarding to wine consumption, therefore, it is a market that has interest in wine innovation. According to Ibravin, (Brazilian Wine Institute), Chile is currently the leader in wine exports to Brazil. In 2017 Portugal surpassed Argentina in the volume of wine exported to Brazil and is in second place in the ranking since then. According to Ibravin's 2018 data, Chile holds 44% of the market share, and in second place, Portugal, holds 15%. It can be deduced that there is still a lot of potential for increasing the participation of wine exporting countries in the Brazilian market. Will be suggested in this research, after the survey results, how wine exporters can direct their marketing strategy in order to increase their market share in the Brazilian wine market through greater knowledge about the behavior of this consumer.Ramos, PauloRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPerez, Maria Luiza Nonato2020-07-14T16:15:26Z2020-04-292020-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8740TID:202723496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T02:01:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:43.398743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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