O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutschke, José Miguel Barriga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20167
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes.
id RCAP_b5b5442754257f7e2ca0bc01549ea2c4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma regiãoMarketingEficácia de eventosBrand LoveHappy citiesEstoril OpenFestas do marEste estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes.This study aims to understand to what extent effective events contribute to the image of the city that receives them, promoting the love of the city-brand and positively influence the happiness of the inhabitants and non-inhabitants. It was conducted a search for authors that present variables that contribute to event efficacy, as well as Brand Love and Happy Cities models. A case study was lead in the city of Cascais, using two events, "Estoril Open" and "Festas do Mar - Cascais". The surveys, based on the variables and models previously identified, were applied in two distinct samples, one composed by the inhabitants of Cascais and the other by non-inhabitants. Through a factorial analysis, two factors have been identified that contribute to the effectiveness of events, being these "Cities and Infrastructures" and "Involvement of the citizens". Pearson's correlations analysis was performed in parallel in order to correlate the three constructs under study, Event Effectiveness, Brand Love and Happy Cities. It is concluded that effective events contribute to the image of the host city, promoting the love of the city-brand and positively influencing the happiness of the inhabitants and not inhabitants.Santos, José Manuel Brás dosRepositório ComumDutschke, José Miguel Barriga2018-01-15T15:10:04Z2017-11-01T00:00:00Z2017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20167201819031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:16.783633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
title O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
spellingShingle O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
Dutschke, José Miguel Barriga
Marketing
Eficácia de eventos
Brand Love
Happy cities
Estoril Open
Festas do mar
title_short O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
title_full O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
title_fullStr O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
title_full_unstemmed O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
title_sort O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
author Dutschke, José Miguel Barriga
author_facet Dutschke, José Miguel Barriga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Manuel Brás dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutschke, José Miguel Barriga
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Eficácia de eventos
Brand Love
Happy cities
Estoril Open
Festas do mar
topic Marketing
Eficácia de eventos
Brand Love
Happy cities
Estoril Open
Festas do mar
description Este estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01T00:00:00Z
2017-11-01T00:00:00Z
2018-01-15T15:10:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20167
201819031
url http://hdl.handle.net/10400.26/20167
identifier_str_mv 201819031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000535846912