O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20167 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. |
id |
RCAP_b5b5442754257f7e2ca0bc01549ea2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma regiãoMarketingEficácia de eventosBrand LoveHappy citiesEstoril OpenFestas do marEste estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes.This study aims to understand to what extent effective events contribute to the image of the city that receives them, promoting the love of the city-brand and positively influence the happiness of the inhabitants and non-inhabitants. It was conducted a search for authors that present variables that contribute to event efficacy, as well as Brand Love and Happy Cities models. A case study was lead in the city of Cascais, using two events, "Estoril Open" and "Festas do Mar - Cascais". The surveys, based on the variables and models previously identified, were applied in two distinct samples, one composed by the inhabitants of Cascais and the other by non-inhabitants. Through a factorial analysis, two factors have been identified that contribute to the effectiveness of events, being these "Cities and Infrastructures" and "Involvement of the citizens". Pearson's correlations analysis was performed in parallel in order to correlate the three constructs under study, Event Effectiveness, Brand Love and Happy Cities. It is concluded that effective events contribute to the image of the host city, promoting the love of the city-brand and positively influencing the happiness of the inhabitants and not inhabitants.Santos, José Manuel Brás dosRepositório ComumDutschke, José Miguel Barriga2018-01-15T15:10:04Z2017-11-01T00:00:00Z2017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20167201819031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:16.783633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
title |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
spellingShingle |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região Dutschke, José Miguel Barriga Marketing Eficácia de eventos Brand Love Happy cities Estoril Open Festas do mar |
title_short |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
title_full |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
title_fullStr |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
title_full_unstemmed |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
title_sort |
O impacto dos eventos na sustentabilidade de uma região |
author |
Dutschke, José Miguel Barriga |
author_facet |
Dutschke, José Miguel Barriga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Manuel Brás dos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutschke, José Miguel Barriga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Eficácia de eventos Brand Love Happy cities Estoril Open Festas do mar |
topic |
Marketing Eficácia de eventos Brand Love Happy cities Estoril Open Festas do mar |
description |
Este estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. Foram pesquisados autores que apresentem variáveis que contribuam para a eficácia de eventos, bem como modelos de Brand Love e Happy Cities. Procedeu-se a um estudo de caso, na cidade de Cascais, utilizando dois eventos, o “Estoril Open” e as “Festas do Mar – Cascais”. Os inquéritos, construídos com base nas variáveis e modelos identificados, foram aplicados em duas amostras distintas, sendo uma composta pelos habitantes de Cascais e outra pelos não habitantes. Através da realização de uma análise fatorial, foram identificados dois fatores que contribuem para a eficácia de eventos, sendo estes “Cidades e Infraestruturas” e “Envolvimento (engagement) dos munícipes”. Efetuou se em paralelo uma análise de correlações de Pearson, para correlacionar os três constructos em estudo, Eficácia de eventos, Brand Love e Happy Cities. Conclui-se com esta investigação que eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade anfitriã, promovendo o amor à marca-cidade e influenciando positivamente a felicidade dos habitantes e não habitantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01T00:00:00Z 2017-11-01T00:00:00Z 2018-01-15T15:10:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20167 201819031 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20167 |
identifier_str_mv |
201819031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130000535846912 |