O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cateto, Ana Francisca Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21485
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnado Coelho e Afonso Zinga.
id RCAP_b5b6210510c2abf898d7bd51b664f6c9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|Competências de marketingCompetências de inovaçãoDesenvolvimento de novos produtosAntecedentesDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnado Coelho e Afonso Zinga.O tema em questão cuida perceber se as competências de marketing impactam ou não nas competências de inovação e as consequentes implicações no sucesso de novos produtos. Entre os seus antecedentes encontram-se não unicamente as competências de gestão da empresa, como também a orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e o espírito empreendedor. O objectivo primordial é essencialmente compreender de que forma as competências de marketing se desenvolvem e impactam na atitude inovadora e no sucesso de novos produtos. É também necessário perceber especificamente se as competências de inovação e o sucesso de novos produtos têm influência nas competências de marketing. Para responder a estes objectivos, num primeiro momento investigou-se a literatura sobre as competências de marketing e os seus antecedentes com a finalidade de definir o modelo de investigação bem como as suas variáveis, dimensões e as respectivas escalas. Duzentas e quarenta e quatro empresas portuguesas de diferentes distritos e sectores de actividade foram submetidas a um questionário, obtendo uma taxa de resposta de 91%, representando duzentos e vinte e três empresas inquiridas. A abordagem usada para analisar os resultados obtidos baseou-se em partir o modelo geral em modelos mais simples e utilizar a regressão linear múltipla, com o método stepwise. Foram constatados impactos positivos e negativos, sendo os últimos referentes às variáveis Shared Vision (inserida no submodelo das Competências de Criatividade) e Competências de Marketing Planning (incluída no submodelo do Sucesso de Novos Produtos). Os resultados alcançados demonstram que as Competências de Marketing, as Actividades de Inovação e o Sucesso de Novos Produtos incluem sempre a variável Orientação para a Aprendizagem. Ou seja, uma cultura de empresa orientada para o mercado, comprometida com a aprendizagem e com o espírito empreendedor, terá mais sucesso na Inovação.FEUC2012-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21485http://hdl.handle.net/10316/21485porCateto, Ana Francisca Fernandes - O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos. Coimbra, 2012Cateto, Ana Francisca Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:34.330234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
title O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
spellingShingle O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
Cateto, Ana Francisca Fernandes
Competências de marketing
Competências de inovação
Desenvolvimento de novos produtos
Antecedentes
title_short O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
title_full O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
title_fullStr O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
title_full_unstemmed O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
title_sort O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
author Cateto, Ana Francisca Fernandes
author_facet Cateto, Ana Francisca Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cateto, Ana Francisca Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de marketing
Competências de inovação
Desenvolvimento de novos produtos
Antecedentes
topic Competências de marketing
Competências de inovação
Desenvolvimento de novos produtos
Antecedentes
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnado Coelho e Afonso Zinga.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21485
http://hdl.handle.net/10316/21485
url http://hdl.handle.net/10316/21485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cateto, Ana Francisca Fernandes - O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos. Coimbra, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741953581056