O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Damas dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21508
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing (Marketing Estratégico), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Afonso Zinga.
id RCAP_f94452ae84bc8f1d48baa75e310e15c1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesasCompetências de marketingAntecedentesEstratégiaPerformanceEmpresas familiaresDissertação de mestrado em Marketing (Marketing Estratégico), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Afonso Zinga.Este estudo tem como objectivo contribuir para o aprofundar do estudo das competências de marketing, investigando especificamente quais os factores que as influenciam, quais os reais impactos das competências na estratégia e quais as implicações na performance. Para testar estas premissas seleccionaram-se empresas familiares para a amostra, visto que este tipo de empresas acaba por ter um papel muito importante na economia nacional, não havendo, no entanto, muitos estudos que possam ajudar as suas acções e consequente sucesso no seu mercado de actuação. O propósito deste estudo insere-se na revisão literária sobre o conceito de competências de marketing no contexto empresarial português analisando os seus antecedentes, e a forma como influenciam as competências, bem como o impacto destas sobre a estratégia e a forma como influenciam a performance. Para tal foram construídos modelos de estudo e hipóteses de investigação. Foram constatados os impactos de algumas das competências de marketing, comprovando a sua influência sobre a estratégia e as óbvias implicações sobre a performance das empresas familiares.FEUC2012-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21508http://hdl.handle.net/10316/21508porSantos, Ana Catarina Damas dos - O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas. Coimbra, 2012.Santos, Ana Catarina Damas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:35.293443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
title O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
spellingShingle O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
Santos, Ana Catarina Damas dos
Competências de marketing
Antecedentes
Estratégia
Performance
Empresas familiares
title_short O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
title_full O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
title_fullStr O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
title_full_unstemmed O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
title_sort O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
author Santos, Ana Catarina Damas dos
author_facet Santos, Ana Catarina Damas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Damas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de marketing
Antecedentes
Estratégia
Performance
Empresas familiares
topic Competências de marketing
Antecedentes
Estratégia
Performance
Empresas familiares
description Dissertação de mestrado em Marketing (Marketing Estratégico), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Afonso Zinga.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21508
http://hdl.handle.net/10316/21508
url http://hdl.handle.net/10316/21508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Damas dos - O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas. Coimbra, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741993426944