Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19561
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_b1975deaab7f4e0603d97772600eb21d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das StartupsStartupfatores de sucesso/insucessocompetências de marketingmarketing estratégicomarketing operacionalsuccess/failure factorsmarketing skillsstrategic marketingoperational marketingMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialApesar da crescente tendência para o aparecimento de startups nos mercados, a taxa de sucesso das mesmas permanece reduzida. Assim sendo, torna-se necessário perceber o motivo pelo qual esta tendência está, muitas vezes, condenada ao insucesso. Posto isto, o marketing foi identificado como um dos principais motivos pelos quais as startups não sobrevivem. Assim sendo, o propósito deste estudo é analisar o impacto das competências de marketing nas startups uma vez que, ao identificar os aspetos que levam ao seu sucesso, é possível concluir como é que a má exploração das competências de marketing podem conduzir a startup a falhar. Como tal foi conduzido um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, a 10 startups portuguesas de modo a conseguir alinhar as proposições desenvolvidas com a revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos permitiram confirmar que a exploração correta das competências de marketing, tanto estratégicas como operacionais, é um dos motivos que leva à continuidade das startups, o que significa, ao mesmo tempo, que um dos principais motivos pelos quais estas podem falhar é a utilização inadequada das mesmas. As competências de marketing estão associadas à continuidade de uma startup, e embora não sejam as únicas, têm um peso determinante. Torna-se, por isso, essencial que as startups desenvolvam estas competências para que se mantenham vivas.Despite the growing trend towards the emergence of startups in the markets, their success rate remains quite low. Therefore, it's necessary to understand the reasons why the startups are often condemned to failure. Marketing has been identified as one of the main reasons why startups do not survive. Consequently, the purpose of this study is to analyze the impact of marketing competences on the success of startups since, by identifying the aspects that lead to their success, it's possible to conclude how the poor exploration of marketing competences can lead to your failure. As such, a qualitative study was conducted, using semi-structured interviews, to 10 Portuguese startups in order to align the propositions developed by the literature. The results obtained allowed us to confirm that the correct exploration of marketing competences, both strategic and operational, are one of the reasons that leads to the continuity of startups. This means, at the same time, that one of the main reasons why these failures happen are the inadequate use of these competences. Marketing competences are associated with the continuity of a startup, and even though they are not the only ones, they have a "decisive weight". It is therefore essential that startups develop these competences in order to promote their sustainability.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaPedro, Beatriz de Castro Silva Miranda2020-02-04T13:37:13Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19561porPedro, Beatriz de Castro Silva Miranda (2019). "Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:26.019633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
title Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
spellingShingle Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda
Startup
fatores de sucesso/insucesso
competências de marketing
marketing estratégico
marketing operacional
success/failure factors
marketing skills
strategic marketing
operational marketing
title_short Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
title_full Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
title_fullStr Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
title_full_unstemmed Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
title_sort Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups
author Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda
author_facet Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Startup
fatores de sucesso/insucesso
competências de marketing
marketing estratégico
marketing operacional
success/failure factors
marketing skills
strategic marketing
operational marketing
topic Startup
fatores de sucesso/insucesso
competências de marketing
marketing estratégico
marketing operacional
success/failure factors
marketing skills
strategic marketing
operational marketing
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-02-04T13:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19561
url http://hdl.handle.net/10400.5/19561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedro, Beatriz de Castro Silva Miranda (2019). "Impacto das competências de marketing no sucesso (insucesso) das Startups". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131136696254464