"Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luís Miguel Marques de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3992
Resumo: Analisando a forma como as relações comunicativas da sociedade atual são estabelecidas, podemos verificar a predominância do mundo virtual e das ferramentas interativas na forma como comunicamos e como aprendemos. Vivendo num mundo estruturado por conexões, surge a importância de implementar essa conectividade entre o ambiente escolar e o mundo exterior, assente numa abordagem pedagógica configurada pela interatividade e pela colaboração. O presente estudo teve como objetivo a implementação de um projeto de investigação-ação baseado nessa abordagem, em que os alunos surjam como parte integrante do processo de aquisição de conhecimento, configurando, implementando e refletindo sobre as estratégias implementadas, incrementando a sua autonomia como seres participantes e críticos do processo educativo. Para isso utilizámos dois veículos globalizadores: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a Língua Inglesa. Através de estratégias colaborativas e utilizando o task-based learning como principal método de ensino, procurámos contribuir para a criação de alunos participantes, reflexivos e críticos do processo educativo. Chegamos à conclusão que esta colaboração permitiu a inclusão da perspetiva infantil no processo de aprendizagem e que este é um fator estruturante precioso, potenciador da reflexão critica, da autonomia e da aprendizagem.
id RCAP_b5c2fc66cd637e7e232aaecb664b2393
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de InglêsAprendizagem colaborativaTecnologias de informação e comunicaçãoPedagogia para a autonomiaConstrutivismoInformation and communication technologiesConstructivismCooperative learningPedagogy for autonomyAnalisando a forma como as relações comunicativas da sociedade atual são estabelecidas, podemos verificar a predominância do mundo virtual e das ferramentas interativas na forma como comunicamos e como aprendemos. Vivendo num mundo estruturado por conexões, surge a importância de implementar essa conectividade entre o ambiente escolar e o mundo exterior, assente numa abordagem pedagógica configurada pela interatividade e pela colaboração. O presente estudo teve como objetivo a implementação de um projeto de investigação-ação baseado nessa abordagem, em que os alunos surjam como parte integrante do processo de aquisição de conhecimento, configurando, implementando e refletindo sobre as estratégias implementadas, incrementando a sua autonomia como seres participantes e críticos do processo educativo. Para isso utilizámos dois veículos globalizadores: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a Língua Inglesa. Através de estratégias colaborativas e utilizando o task-based learning como principal método de ensino, procurámos contribuir para a criação de alunos participantes, reflexivos e críticos do processo educativo. Chegamos à conclusão que esta colaboração permitiu a inclusão da perspetiva infantil no processo de aprendizagem e que este é um fator estruturante precioso, potenciador da reflexão critica, da autonomia e da aprendizagem.Analyzing how modern societies’ communicative relations are established, we can verify that the virtual world and the interactive tools are dominant in the way we communicate and learn. Living in a world structured by connections, it is important to implement that connectivity between the school environment and the outside world, based on a pedagogical approach structured by interactivity and cooperation. The present study aimed to implement an action-research project based on that approach, in which the students arise as an integrated part of the knowledge acquisition process, setting, implementing and reflecting about the implemented strategies, increasing their autonomy as participant and critical beings of the educational process. To do this we used two globalizing vehicles: ISTs and the English language. Using collaborative strategies and taskbased learning as the main teaching methodology, we aimed to contribute to the creation of participant, active, reflexive and critical agents of the educational process. We have come to the conclusion that the implemented collaborative strategies allowed the inclusion of a child’s perspective in the learning process and that this is a precious structuring factor, which increases critical reflection, autonomy and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDias, Américo José BessaCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Luís Miguel Marques de2014-02-19T16:53:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3992TID:201491885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:56.180708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
title "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
spellingShingle "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
Sousa, Luís Miguel Marques de
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de informação e comunicação
Pedagogia para a autonomia
Construtivismo
Information and communication technologies
Constructivism
Cooperative learning
Pedagogy for autonomy
title_short "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
title_full "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
title_fullStr "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
title_full_unstemmed "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
title_sort "Poster yourself": a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês
author Sousa, Luís Miguel Marques de
author_facet Sousa, Luís Miguel Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Américo José Bessa
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luís Miguel Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de informação e comunicação
Pedagogia para a autonomia
Construtivismo
Information and communication technologies
Constructivism
Cooperative learning
Pedagogy for autonomy
topic Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de informação e comunicação
Pedagogia para a autonomia
Construtivismo
Information and communication technologies
Constructivism
Cooperative learning
Pedagogy for autonomy
description Analisando a forma como as relações comunicativas da sociedade atual são estabelecidas, podemos verificar a predominância do mundo virtual e das ferramentas interativas na forma como comunicamos e como aprendemos. Vivendo num mundo estruturado por conexões, surge a importância de implementar essa conectividade entre o ambiente escolar e o mundo exterior, assente numa abordagem pedagógica configurada pela interatividade e pela colaboração. O presente estudo teve como objetivo a implementação de um projeto de investigação-ação baseado nessa abordagem, em que os alunos surjam como parte integrante do processo de aquisição de conhecimento, configurando, implementando e refletindo sobre as estratégias implementadas, incrementando a sua autonomia como seres participantes e críticos do processo educativo. Para isso utilizámos dois veículos globalizadores: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a Língua Inglesa. Através de estratégias colaborativas e utilizando o task-based learning como principal método de ensino, procurámos contribuir para a criação de alunos participantes, reflexivos e críticos do processo educativo. Chegamos à conclusão que esta colaboração permitiu a inclusão da perspetiva infantil no processo de aprendizagem e que este é um fator estruturante precioso, potenciador da reflexão critica, da autonomia e da aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T16:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3992
TID:201491885
url http://hdl.handle.net/10400.22/3992
identifier_str_mv TID:201491885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131342330396672