Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coquet, Eduarda
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/2886
Resumo: Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos.
id RCAP_b5c858e457b811b19b20ee6685a6cbda
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escritaAprendizagem da falaAprendizagem do desenhoAprendizagem da escritaDesenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos.Universidade do MinhoCoquet, Eduarda2003-102003-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/2886por"Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7.1645-7668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:49.923032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
title Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
spellingShingle Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
Coquet, Eduarda
Aprendizagem da fala
Aprendizagem do desenho
Aprendizagem da escrita
title_short Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
title_full Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
title_fullStr Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
title_full_unstemmed Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
title_sort Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
author Coquet, Eduarda
author_facet Coquet, Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coquet, Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da fala
Aprendizagem do desenho
Aprendizagem da escrita
topic Aprendizagem da fala
Aprendizagem do desenho
Aprendizagem da escrita
description Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10
2003-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/2886
url http://hdl.handle.net/1822/2886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7.
1645-7668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132344565628928