Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/2886 |
Resumo: | Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos. |
id |
RCAP_b5c858e457b811b19b20ee6685a6cbda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escritaAprendizagem da falaAprendizagem do desenhoAprendizagem da escritaDesenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos.Universidade do MinhoCoquet, Eduarda2003-102003-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/2886por"Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7.1645-7668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:49.923032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
title |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
spellingShingle |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita Coquet, Eduarda Aprendizagem da fala Aprendizagem do desenho Aprendizagem da escrita |
title_short |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
title_full |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
title_fullStr |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
title_full_unstemmed |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
title_sort |
Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho : analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita |
author |
Coquet, Eduarda |
author_facet |
Coquet, Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coquet, Eduarda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da fala Aprendizagem do desenho Aprendizagem da escrita |
topic |
Aprendizagem da fala Aprendizagem do desenho Aprendizagem da escrita |
description |
Desenhar é sempre uma forma de registar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas várias que poderiam também, na maior parte dos casos, ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Este artigo pretende dar a conhecer uma série de estudos já elaborados nesta área, a par das consequentes reflexões suscitadas sobre as ligações das diferentes aprendizagens que a criança vai fazendo nos seus primeiros anos de vida, ao nível da fala, do desenho e da escrita. Aborda também a aparente contradição que existe na opinião generalizada de que estes processos são universais, e no resultado de alguns estudos concretos sobre estas áreas, que apontam para considerar estes processos como sendo processos criativos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10 2003-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/2886 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/2886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Ensinarte". ISSN 1645-7668. 2 (2003) 2-7. 1645-7668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132344565628928 |