A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16817 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadeCálculo mentalEstratégiasRaciocínioMental calculationStrategiesReasoningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas, sucintamente, as práticas desenvolvidas no 1.º CEB, numa turma de 3.º ano, e no 2.º CEB, no 5.º e no 6.º anos. É ainda realizada uma análise comparativa entre os dois contextos. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB. Este teve como problemática A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. O estudo realizado tem como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais e frações, utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o intuito de dar resposta à problemática, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade?; (ii) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo frações, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade? e (iii) Como evoluem os alunos na utilização das estratégias de cálculo mental? O estudo realizou-se com a análise das estratégias utilizadas nas quatro tarefas propostas ao grupo de investigação. Em suma, os dados recolhidos permitem observar que os alunos recorrem, maioritariamente, às estratégias aditivas, multiplicativas da decomposição, multiplicativas de compensação, multiplicativa de relação entre as operações e as estratégias multiplicativas para frações como operadores. No que diz respeito à evolução das estratégias utlizadas pelos alunos, evidencia-se que três alunos mantiveram um trabalho constante (dois com maior recurso a estratégias multiplicativas e um outro com maior utilização de estratégias aditivas), e que três alunos apresentaram alguma evolução, passando a recorrer a estratégias mais complexas.This final report was written within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, taught in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching 1st Basic School and Portuguese and History and Geography of Portugal in 2nd Basic School. The report is divided into two parts. In the first part, we briefly present the practices developed in the 1st BS, in a 3rd grade class, and in the 2nd BS, in the 5th and 6th grades. A comparative analysis between the two contexts is also carried out. The second part of the report concerns the study developed in the 1st BS. The study aimed to understand the mental calculation strategies, involving natural numbers and fractions, used by 3rd grade students. In order to answer the problem, the following research questions were defined: (i) What are the mental calculation strategies, involving natural numbers, used by 3rd grade students? (ii) What are the mental calculation strategies, involving fractions, used by 3rd grade students? and (iii) How do students progress in using mental calculation strategies? The study was conducted by analyzing the strategies used in the four tasks proposed to the research group. In summary, the collected data shows that students mostly use additive strategies, multiplicative decomposition strategies, multiplicative compensation strategies, multiplicative strategies of relation between operations and multiplicative strategies for fractions as operators. With regard to the evolution of the strategies used by the students, it is evident that three students maintained a constant work (two with greater use of multiplicative strategies and another with greater use of additive strategies) and that three students showed some evolution, starting to use more complex strategies.Rodrigues, MargaridaRCIPLMoreno, Mariana Oliveira2024-01-09T11:12:23Z2023-08-282023-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16817TID:203374576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:15.506700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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