A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16817
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b5ca6c37d0d7835d3c9336efdcf6a7a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadeCálculo mentalEstratégiasRaciocínioMental calculationStrategiesReasoningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas, sucintamente, as práticas desenvolvidas no 1.º CEB, numa turma de 3.º ano, e no 2.º CEB, no 5.º e no 6.º anos. É ainda realizada uma análise comparativa entre os dois contextos. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB. Este teve como problemática A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. O estudo realizado tem como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais e frações, utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o intuito de dar resposta à problemática, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade?; (ii) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo frações, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade? e (iii) Como evoluem os alunos na utilização das estratégias de cálculo mental? O estudo realizou-se com a análise das estratégias utilizadas nas quatro tarefas propostas ao grupo de investigação. Em suma, os dados recolhidos permitem observar que os alunos recorrem, maioritariamente, às estratégias aditivas, multiplicativas da decomposição, multiplicativas de compensação, multiplicativa de relação entre as operações e as estratégias multiplicativas para frações como operadores. No que diz respeito à evolução das estratégias utlizadas pelos alunos, evidencia-se que três alunos mantiveram um trabalho constante (dois com maior recurso a estratégias multiplicativas e um outro com maior utilização de estratégias aditivas), e que três alunos apresentaram alguma evolução, passando a recorrer a estratégias mais complexas.This final report was written within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, taught in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching 1st Basic School and Portuguese and History and Geography of Portugal in 2nd Basic School. The report is divided into two parts. In the first part, we briefly present the practices developed in the 1st BS, in a 3rd grade class, and in the 2nd BS, in the 5th and 6th grades. A comparative analysis between the two contexts is also carried out. The second part of the report concerns the study developed in the 1st BS. The study aimed to understand the mental calculation strategies, involving natural numbers and fractions, used by 3rd grade students. In order to answer the problem, the following research questions were defined: (i) What are the mental calculation strategies, involving natural numbers, used by 3rd grade students? (ii) What are the mental calculation strategies, involving fractions, used by 3rd grade students? and (iii) How do students progress in using mental calculation strategies? The study was conducted by analyzing the strategies used in the four tasks proposed to the research group. In summary, the collected data shows that students mostly use additive strategies, multiplicative decomposition strategies, multiplicative compensation strategies, multiplicative strategies of relation between operations and multiplicative strategies for fractions as operators. With regard to the evolution of the strategies used by the students, it is evident that three students maintained a constant work (two with greater use of multiplicative strategies and another with greater use of additive strategies) and that three students showed some evolution, starting to use more complex strategies.Rodrigues, MargaridaRCIPLMoreno, Mariana Oliveira2024-01-09T11:12:23Z2023-08-282023-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16817TID:203374576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:15.506700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
title A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
spellingShingle A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
Moreno, Mariana Oliveira
Cálculo mental
Estratégias
Raciocínio
Mental calculation
Strategies
Reasoning
title_short A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
title_full A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
title_fullStr A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
title_sort A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
author Moreno, Mariana Oliveira
author_facet Moreno, Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo mental
Estratégias
Raciocínio
Mental calculation
Strategies
Reasoning
topic Cálculo mental
Estratégias
Raciocínio
Mental calculation
Strategies
Reasoning
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
2023-08-28T00:00:00Z
2024-01-09T11:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16817
TID:203374576
url http://hdl.handle.net/10400.21/16817
identifier_str_mv TID:203374576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136794712735744